PROTE O DO COMPLEXO DENTINO PULPAR Resumo

5158 palavras 21 páginas
PROTEÇÃO DO COMPLEXO DENTINOPULPAR NA ATUALIDADE

INTRODUÇÃO

O conjunto calcificado esmalte-dentina é a estrutura responsável pela proteção biológica da polpa. A dentina e o tecido pulpar, principais componentes do complexo dentinopulpar, estão suscetíveis a diversos tipos de agressores, sejam eles químicos, mecânicos, térmicos ou bacterianos.

As proteções do complexo dentinopulpar consistem na aplicação de agentes protetores, tanto em tecido dentinário quanto sobre a polpa que sofreu exposição, a fim de manter ou recuperar a vitalidade dessas estruturas. A idade do paciente, a condição pulpar e a profundidade da cavidade são aspectos que devem ser considerados juntamente com o tipo de material restaurador para que se possa obter o real objetivo dessa proteção. A utilização de materiais para proteção do complexo dentinopulpar ainda é um assunto polêmico na área odontológica, já que a existência de um arsenal variado induz a dúvidas quanto à sua utilização. Ainda não existe um material que possua a eficiência da dentina com relação à proteção dada ao tecido pulpar subjacente; entretanto, os materiais para proteção do complexo dentinopulpar preenchem muitos dos requisitos necessários, sendo amplamente utilizados pelos cirurgiões dentistas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é ressaltar a importância do conhecimento dos aspectos fisiológicos e patológicos da dentina e da polpa, assim como, guiar a seleção de materiais dentários adequados para serem utilizados dentro de cada situação clínica específica, visando à manutenção da integridade do complexo dentinopulpar.

COMPLEXO DENTINOPULPAR

Os principais componentes do complexo dentinopulpar são a dentina, formada pela dentina tubular e pré-dentina, e a polpa, dividida em camada odontoblástica, zona acelular de Weil, zona rica em células e corpo pulpar. Essas estruturas atuam conjuntamente, podendo ser consideradas como uma entidade funcional única.

DENTINA A Dentina

Relacionados

  • 651726 1
    6673 palavras | 27 páginas
  • MATERIAS DE ESTUDO PREFEITURA DE JABOATAO
    27797 palavras | 112 páginas