proteínas e aminoácidos

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
1- INTRODUÇÃO



Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre si de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele), e um radical característico decada aminoácido.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas (O termo proteína vem do grego que significa o mais importante). Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
As proteínas são as macromoléculas biológicas mais abundantes queocorrem em todas as células e em todas as partes das células, variam de tamanho dos pequenos peptídeos até polímeros enormes com pesos moleculares de milhões. As proteínas exibem uma enorme diversidade de funções biológicas e são os produtos finais mais importantes das vias da informação genética, pois as proteínas são os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética éexpressa. Existem as subunidades monoméricas simples que fornecem a chave para a estrutura de milhares de proteínas diferentes todas elas são constituídas a partir do mesmo conjunto de 20 aminoácidos, ligados de maneira covalente em sequencias lineares características. A partir desses tem-se umas variedades de produtos como as enzimas, hormônios, anticorpos, transportadores, fibras musculares, penas,antibióticos, teias de aranha etc. (NELSON e COX, 2006).
As proteínas podem ser ainda classificadas em estruturais, quando estruturas de suporte que fornecem proteção ou resistência, o colágeno e a queratina são proteínas estruturais, em transportadoras como a hemoglobina, de defesa como os anticorpos, em nutrientes tendo a ovoalbumina, principal proteína do ovo, e a caseina, proteína do leite nestaclasse (DIAS DE SOUZA, 2009).









2- OBJETIVO



Identificar qualitativamente as proteínas, bem como os aminoácidos presentes em soluções. Reconhecer as características fundamentais das proteínas, ovoalbumina, e identificar pela coloração das soluções a presença de proteínas através de reações clássicas.3- MATERIAIS



Ovoalbuminas
Cisteína
Fio de cabelo
Água destilada
NaOH
Acetato de chumbo
Gelatina
Glicina
Reativo Biureto
HCl
Etanol
Acetona
Pipetas
Banho-maria


























4- METODOLOGIA

(1ª etapa.) DETERMINAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Reaçãopara aminoácidos sulfurados – o enxofre que nas proteínas se apresenta na forma de grupos sulfidrilos ou dissulfetos pode ser identificado pela reação com o acetato de chumbo em meio alcalino formando o sulfeto de chumbo (PbS), com coloração variando de castanho a preto com ou sem precipitado, de acordo com a quantidade de enxofre presente. O enxofre metionina não é lábil em meio alcalino.Numerar 4 tubos, de 1 a 4.

Reagentes: Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4
Ovoalbuminas 1 mL ----------- ----------- -----------
Cisteína ----------- 1 mL ----------- -----------
Fio de cabelo ----------- ----------- Um Fio -----------
Água ----------- ----------- ----------- 1 mL
NaOH 3 mL 3 mL 3 mL 3 mL
Homogeneizar e aquecer por 3 minutos em banho-maria fervente, após acrescentar:
Acetato dechumbo 0,5 mL 0,5 mL 0,5 mL 0,5 mL


(2ª etapa.) DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS


Teste de Biureto – a reação de Biureto é dada por substâncias que contêm no mínimo duas ligações peptídicas (tripeptídeo). Sendo assim, essa reação é positiva para todas as proteínas, graças às suas ligações peptídicas. O íon cobre fornecido por uma solução diluída e alcalina de CuSO4 se complexa com os grupos aminos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aminoácidos e Proteinas
  • Aminoácidos e Proteínas
  • Aminoácidos e proteinas
  • aminoácidos e proteinas
  • aminoacidos e proteinas
  • Aminoacidos e proteinas
  • aminoacidos e proteinas
  • Proteínas e aminoácidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!