Proteção respiratoria

Páginas: 11 (2553 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Introdução O sistema respiratório é constituído por um conjunto de órgãos que tornam possível a respiração normal. Falando mais concretamente, é formado pelo nariz, boca, garganta, laringe, traquéia e os brônquios, os quais constituem as vias respiratórias. Por outro lado encontram-se os pulmões, cuja missão é enviar o oxigênio ao sangue e este detransportar o oxigênio a todas as células do corpo. É esta uma das principais funções do aparelho circulatório, de transportar o oxigênio através do corpo humano em suas artérias e de recolher o produto da reação ou seja, o dióxido de carbono - CO2, e levá-lo até os pulmões para ser expelido. Integrando este sistema está também o diafragma e os músculos do peito, os quais têm por objetivo provocaros movimentos respiratórios normais.

É o oxigênio que mantém acesa a chama da vida. O cérebro é o encarregado de regular a função respiratória. Quando o cérebro necessita mais oxigênio, envia estímulos aos músculos do peito e o diafragma por meio dos nervos, fazendo-os funcionar com maior aceleração e vigor. Comparando o corpo humano a uma máquina completa, pode-se concluir que um dosparâmetros a assegurar o perfeito funcionamento, é a presença de “ar respirável”.

Sistema Respiratório

nariz boca laringe traquéia brônquios epligote esôfago

pulmão direito

pulmão esquerdo

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Ar respirável O ar atmosférico que nos envolve, o ar natural (aqui considerado seco) pode ser representado em números redondos, em porcentagem por volume de:
21% OXIGÊNIO 1%
GASESNOBRES ARGÔNIO DIÓXIDO DE CARBONO

78%NITROGÊNIO

Na prática, entretanto, todo ar natural possue um certo percentual de umidade, igualmente necessário à vida. Permanecendo o ar respirável, apesar das variações climáticas, o nosso organismo consegue aproveitá-lo e a nossa respiração e o metabolismo se adaptam com flexibilidade a essas condições do meio ambiente. Porém, quais os valoreslimites que o ar que nos envolve deve ter para que possa ser aceito como “ar respirável” ? Genericamente entende-se por “ar respirável”, uma composição que o homem possa respirar por um tempo prolongado sem sofrer danos ou sem sentir incômodos. Por exemplo: Gás tóxico e odor desagradável. A deficiência de oxigênio no ambiente, a inalação de produtos prejudiciais à saúde, bem como, um estado fisiológicoimpróprio do ar atmosférico, como por exemplo: pressão, temperatura e outros, podem causar prejuízos ao organismo humano.

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Ar respirável significa: • Conter no mínimo 19,5% em volume de oxigênio. • Estar livre de produtos prejudiciais à saúde, que através da respiração possam provocar distúrbios ao organismo ou o seu envenenamento. • Encontrar-se no estado apropriado paraa respiração, isto é, ter pressão e temperatura normal, que em hipótese alguma levem a queimaduras ou congelamentos. • Não deve conter qualquer substância que o torne desagradável, por exemplo: odores. Respiração Por respiração do homem entende-se todo o processo pelo qual o corpo humano é suprido de oxigênio e libertado de CO2 (dióxido de carbono).

Oxidação ou Combustão

É o processo que sedá nas células do corpo humano, lentamente, onde os alimentos são transformados em energia, pela reação com o oxigênio do ar respirado. O dióxido de carbono e outros produtos secundários que se formam, devem ser expelidos continuamente. A este processo que ocorre nas células do corpo humano chamamos de “metabolismo”.
QUANTO DURA A “CHAMA DA VIDA” ?

SEM COMER 30 DIAS

SEM BEBER 3 DIAS

SEMRESPIRAR 3 MINUTOS

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Controle dos perigos respiratórios Num bom programa de proteção respiratória, é essencial a avaliação correta do perigo. Isso requer que se conheça o processo, as matérias primas empregadas, os produtos finais, derivados e outros. Com esse conhecimento deve-se recolher uma quantidade suficiente de amostras apropriadas, que mostrem, durante todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratoria
  • Proteção respiratória
  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratoria
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!