Proteção respiratoria

Páginas: 33 (8230 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
Proteção
Respiratória



Junho/2011.

Proteção Respiratória
PCP – Prevenção e Controle de Perdas

1 Resumo, Introdução, Objetivo e Justificativa
1.1 Resumo

O objetivo principal desse trabalho é identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho que possam causar doenças respiratórias ao colaborador, investigar o processo de seleção de equipamentos de proteção respiratóriae verificar a existência de mudanças nesse processo quando o limite de exposição ocupacional de uma substância é alterado. Utilizaram-se, como base de dados, informações extraídas a partir de estudos sobre a metodologia do programa de proteção respiratória em diversos órgãos competente. Os resultados mostram que os colaboradores estão expostos a diversos riscos respiratórios, em seus ambientes detrabalho, onde deve haver um estudo criterioso para identificar o tipo de proteção respiratória que devera ser utilizado para cada atividade realizada. Concluiu-se que as empresas

Palavras-chave: Programa de proteção respiratória, respiradores, materiais particulados, seleção de respiradores.

1.2 Introdução

O sistema de proteção respiratória é constituído por um conjunto de órgãosque tornam possível a respiração normal.
Falando mas concretamente, é formado pelo nariz, boca, garganta, laringe, traqueia e os brônquios, os quais constituem as vias respiratórias.
Por outro lado encontram-se os pulmões, cuja missão é enviar o oxigênio ao sangue e este de transportar o oxigênio a todas as células do corpo.
É essa uma das principais funções do aparelho circulatório, detransportar o oxigênio através do corpo humano em sua artéria e de recolher o produto da reação, ou seja, o dióxido de carbono – CO², e levá-lo até os pulmões para ser expelido.
Integrando este sistema também estão o diafragma e os músculos do peito, os quais têm por objetivo provocar os movimentos respiratórios normais.
É o oxigênio que mantem acessa a chama da vida.
O cérebro é o encarregado deregular a função respiratória. Quando o cérebro necessita mais de oxigênio, envia estímulos aos músculos do peito e o diafragma por meio dos nervos, fazendo-os funcionar com maior aceleração e vigor.
Nas muitas atividades de trabalho existem inúmeros e minúsculos contaminantes que ficam suspensos no ar. O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% deoutros gases. Nesta combinação, estes gases mantêm a vida. Sua saúde depende do ar puro que você respira, porém quando outras substâncias estão presentes, você está sujeito, a irritações, indisposições, problema de saúde e até mesmo a morte. Os riscos em um ambiente de trabalho, muitas vezes, não são percebidos.
Comparando o corpo humano a uma máquina completa, pode-se concluir que um dosparâmetros a assegurar o perfeito funcionamento, é a presença de ar respirável.


1.3 Objetivo
O objetivo principal desse trabalho é identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho que possam causar doenças respiratórias aos colaboradores, investigar o processo de seleção de equipamentos de proteção respiratória e verificar a existência de mudanças nesse processo quando o limite deexposição ocupacional de uma substância é alterado. Utilizaram-se, como base de dados, informações extraídas a partir de estudos sobre a metodologia do programa de proteção respiratória em órgãos devidamente competente.
1.4 Justificativa
Os agentes químicos podem ser encontrados ao longo da vida laboral de muitos colaboradores. Uma das maneiras de controlar essa exposição, tão perigosos à saúde docolaborador, é o conhecimento necessário sobre os contaminantes, para assim saber qual tipo de respirador utilizar em cada processo.

2 Materiais e Métodos Utilizados
Para o desenvolvimento desse trabalho, foram consultados os Limites de Exposição Ocupacional (TLVs®) para Substâncias Químicas e Agentes Físicos da ACGIH. Foi consultado o manual de proteção respiratória (Torloni) o qual contem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratória
  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratoria
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!