Proteção respiratoria

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
Proteção Respiratória

Sabemos que existem três tipos de contaminantes: sólidos, líquidos e gasosos. A deficiência de oxigênio não é um contaminante, porém exige muito cuidado, pois pode ser fatal.
Para melhor entendimento, vamos estudar esses três contaminantes.

Sólidos
Aerossol: São partículas invisíveis que ficam suspensas no ar, suficientes para inalação. A mais conhecida é a poeira.• Poeira ou pó: é uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar.
• Névoas ou neblina: são partículas formadas por spray ou borbulhamento.
• Fumaça ou Fumos: são sólidos como as poeiras, porém muito mais finos, não sendo um processo mecânico e sim térmico, e muda a classe de filtro utilizado.Micro-organismos como bactérias, protozoário e vírus, para estes existem máscaras de proteção específicas.

Líquidos

Vapores: são substâncias líquidas ou sólidas, que evaporam da mesma forma que a água transformada em vapor d’água. Geralmente são caracterizados pelos odores.

Gasoso

Gases: São substâncias que não são líquidas ou sólidas, nas condições normais de temperatura e pressãonormais estão no estado gasoso.

Deposição de partículas: quanto menor a partícula, mais tempo ela fica em suspensão, por isso é recomendado nunca tirar o respirador.
Deposição no Alvéolo: quanto menor, maior chance dela acessar a parte mais interna do pulmão. A maior preocupação, é que todos os estudos provam que mesmo a menor partícula pode fazer mal.

Termos Utilizados

1. TLV(Threshold Limit Values): Limite de TolrânciaACGIH.
2. OSHA (Occupational Safety and Health Administration): Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional Norte Aericana.
3. Respirador de Pressão Negativa: É aquele no qual o ar penetra na região da boca e narinas pela ação da respiração.
4. Fator de Proteção: É a relação da concentração de uma substância presente no ar atmosférico com umaconcentração dessa mesma substância dentro do equipamento, na zona de respiração do usuário.
5. IPVS: Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde (IDHL – Immediately Dangerous o Health and Life).
6. NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health): Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos.
7. AIHA (American Industrial Hygiene Association): AssociaçãoAmericana de Higiene Industria.
8. ppm (partes por milhão): partes do contaminantes por metro cúbico de ar.

Critérios para Seleção de Respiradores

Como as condições reais de trabalho variam de um ambiente para outra, essas informações devem ser utilizadas apenas como referência. A seleção do respirador mais adequado depende de cada situação em particular e deve ser feita somente por umapessoa treinada e que possua conhecimentos sobre os riscos existentes no ambiente, bem como as capacidades e limitações de uso dos equipamentos para Proteção Respiratória.

Gerenciamento do Programa de Proteção Respiratória

Constatada a necessidade de uso de respiradores, é necessário que se implemente um programa de proteção respiratória (PPR), o qual deve reunir todos as políticas,providências e responsabilidades de todas as pessoas envolvidas: gerência, chefia, segurança do trabalho e usuários. A instrução normativa nº 01 de 11 de abril de 1994, do Ministério do Trabalho, e o documento Programa de Proteção Respiratória, da FUNDACENTRO, estabelecem requisitos e recomendações para seleção e uso de respiradores.
Cuidados especiais devem ser tomados na educação e treinamento dosusuários, bem como na manutenção, limpeza e estocagem de respiradores reutilizáveis.

Ajuste do Respirador
Também é exigido que ensaios de vedação facial sejam realizados quando houver uso de respiradores de pressão negativa. Para o uso de respiradores do tipo sem manutenção ou de cartucho recambiável, o usuário deve ser submetido a ensaios qualitativos ou quantitativos de vedação. A remoção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratoria
  • Proteção respiratória
  • Proteção Respiratória
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratoria
  • Proteção respiratória
  • Proteção respiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!