Proteção radiologica

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
PRINCÍPIO ALARA.
Alara (As Low As Reasonably Achievable) é um acrônimo para a
Expressão “tão baixo quanto razoavelmente exequível”. Este é um
Princípio de segurança de radiação, com o objetivo de minimizar as doses a pacientes e trabalhadores e os lançamentos de resíduos de materiais radioativos empregando todos os métodos razoáveis.
 
Bases para o Alara.
 
A filosofia atual de segurançada radiação é baseada no pressuposto conservador de que a dose de radiação e seus efeitos biológicos sobre os Tecidos vivos são modelados por uma relação conhecida como “hipótese linear”. A afirmação é que cada dose de radiação de qualquer magnitude Pode produzir algum nível de efeito prejudicial que pode se manifestar como um risco aumentado de mutações genéticas e câncer. O principio ALARA éusado como base para orientar todas as etapas do uso médico de radiação, os projetos de instalações dos equipamentos de irradiação e os procedimentos de proteção.
 
Implementação do programa Alara
 
Um programa Alara eficaz só é possível quando um compromisso coma segurança é feito por todos os envolvidos. As diretrizes e regulamentos não exigem apenas aderência aos limites de dose legal para ocumprimento regulamentar, mas também a investigação das doses que servem como pontos de alerta para o início de uma revisão do trabalho prático de um trabalhador de radiação. Redução de Exposições de Radiação Externa
Os três princípios fundamentais para auxiliar na manutenção de doses Alara são:
 
Tempo.
Minimizando o tempo de exposição direta, reduz-se a dose de radiação;

Distância.Dobrando a distância entre o corpo e a fonte de radiação, a exposição à radiação será dividida por um fator quatro.
 

Blindagem.

Materiais de absorção utilizando plexiglas para as partículas betas e chumbo para raios X e raios gama são uma forma eficaz de reduzir a exposição à radiação.


Tempo.
Redução do tempo de exposição ao mínimo necessário para uma determinada técnica de exames é amaneira mais prática de se reduzir a exposição do paciente à radiação ionizante. Existe muitas vezes rodízio de técnicos durante os procedimentos de radiografia em leito e UTI, para limitar a exposição. Tempo de exposição Nos exames de fluoroscopia. Normalmente os valores de corrente são baixos e com isso o tempo de exposição é longo. Utilizam-se técnicas para expor menos tempo o paciente ao exame.Blindagem:
Proteção individual (trabalhador): Aventais equivalentes de chumbo. Esses aventais
Deixam passar apenas 0,32% da radiação para 70 kVp e 3,2% para 100 kVp.
Para os trabalhadores, devem-se utilizar os EPIs.
Proteção para pacientes: a proteção dos pacientes através do uso de acessórios
Blindados devem ser obrigatórios.
As salas de raios X devem ser blindadas com chumbo ouequivalente em barita. Pisos e tetos de concretos podem ser considerados como blindagens dependendo da espessura da laje, distância da fonte, geometria do feixe e fator de ocupação das áreas acima e abaixo da sala de raios X.


Distancia.
Vamos entender como distancia, o espaço mantido entra a pessoa e a fonte de irradiação.
Significando que o técnico poderá realizar suas tarefas e obrigaçõessem riso algum de ser atingido por fontes radioativas. Pois esta a uma distancia segura. Esta medida é eficaz,segura e muito simples de ser aplicada.






Requisitos Básicos de Proteção Radiológica


Justificação.

Nenhuma prática ou fonte associada a essa prática será aceita pela CNEN, a não ser que a prática produza benefícios, para os indivíduos expostos ou para asociedade, suficientes para compensar o detrimento correspondente, tendo-se em conta fatores sociais e econômicos. Assim como outros fatores pertinentes. As exposições médicas de pacientes devem ser justificadas, ponderando-se os benefícios diagnósticos ou terapêuticos que elas venham a produzir em relação ao detrimento correspondente, levando-se em conta os riscos e benefícios de técnicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROTEÇÃO RADIOLOGICA
  • proteção radiologica
  • PROTEÇÃO RADIOLOGICA
  • Proteçao radiologica
  • Proteção Radiológica
  • Proteção radiologica
  • Proteção radiologica
  • proteção radiologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!