Proteção para máquinas e equipamentos de combate a incendio

Páginas: 24 (5854 palavras) Publicado: 11 de abril de 2012
ENGENHARIA MECANICA – 8 PERIODO

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PROTEÇÃO PARA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCENDIOS

NOVEMBRO - 2011

1. Introdução

Segundo Professor Bruno Adad SENAI – PR conceitua-se máquina - um conjunto de peças ou de órgãos ligados entre eles, em que pelo menos um é móvel, e se for o caso, acionadores, circuitos de comando e de potência, etc.,reunidos de maneira solidária em vista de uma aplicação definida, notadamente para a transformação, o tratamento, o deslocamento e o acondicionamento de um material.
É igualmente considerado como “máquina” um conjunto de máquinas que, afim de concorrer à um único e mesmo resultado, são dispostos e comandados de maneira à ser solidários em seu funcionamento.
Em ambas as definições a proteção demáquinas e equipamentos é normatizado através da NR 12 - Máquinas e Equipamentos e na NR 23 - Proteção Contra Incêndios onde o principal objetivo é:

* Dificultar ao máximo a ocorrência dos acidentes, proporcionando um trabalho seguro nas máquinas.
* Caso ocorram acidentes, reduzir sua gravidade.
* Proteger o operador, dos riscos existentes principalmente no ponto de operação.
*Proteger as pessoas, que circulam próximas às máquinas e de suas partes energizadas.

As normas que regulamentam a prevenção contra incêndio no Brasil são as da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT referentes aos procedimentos para projeto e construção das edificações. Entre outras: NBR 9077 – Saídas de Emergências em Edifícios, NBR 5627 – Exigências particulares a obras de concreto armado,NBR 9442 – Materiais de construção e NBR 1174 – Porta corta-fogo.
As instalações para proteção contra incêndios são regulamentadas pelas normas da ABNT referente a instalação e manutenção de sistemas de proteção. Podemos citar a NBR 7532 – Classes de incêndios e extintores, NBR 13714 – Instalações hidráulicas de hidrantes, NBR 10987 – Chuveiros automáticos e a NBR 10898 – Sistema de iluminação deemergência. Podemos citar novamente a NR 23 – Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho.

2. Revisão da literatura

1.0 DEFINIÇÕES E TERMINOLOGIAS

1.0.1 - Prevenção intrínseca

Medidas de segurança que consistem à:
- evitar ou reduzir o máximo possível fenômenos perigosos, escolhendo convenientemente certas características de concepção e,
- limitar a exposição das pessoasaos fenômenos perigosos que não podem ser suficientemente reduzidos; isso é obtido reduzindo a necessidade, pelo operador, de intervir em zonas perigosas.”

1.0.2 - Segurança positiva

* Situação teórica que seria realizada se uma função de segurança fosse garantida em caso de falha do sistema de alimentação de energia, ou de todo componente que contribua à realização dessa situação.1.0.3 - Função de segurança

* Funções de uma máquina em que o “não funcionamento” aumentaria imediatamente o risco de lesão ou de atingir a saúde

1.0.4 - Dispositivos de travamento

* Dispositivo de proteção mecânica, elétrica ou de uma outra tecnologia, destinado a impedir certos elementos da máquina funcionarem em certas condições (geralmente quando um protetor não está fechado).1.0.5 - Auto-vigilância

* Existem duas categorias de auto-vigilância :
- auto-vigilância “contínua”, pela qual uma medida de segurança é imediatamente desencadeada quando se produz um defeito.
- auto-vigilância “descontínua”, pela qual uma medida de segurança é desencadeada durante um ciclo posterior ao funcionamento da máquina se um defeito acontecer.

1.0.6 - Risco mecânico

*Denominamos riscos mecânico ao conjunto de fatores físicos que podem dar lugar a uma lesão pela ação mecânica de componentes da máquina ou equipamento, ferramentas, peças a serem trabalhadas ou até materiais projetados contra o operador, na forma sólida ou líquida
1.0.7 - Equipamento

* Conjunto de instrumentos e instalações necessários para equipar, prover, abastecer para realizar ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS
  • Equipamentos para combate a Incêndio
  • Proteção a combate a incêndio
  • Proteção e combate a incêndio
  • PROTEÇÃO E COMBATE A INCENDIO
  • Equipamentos de combate a incendio
  • Equipamentos de Proteção e Combate a Sinistros
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO A INCENDIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!