Proteção de motores assíncronos

Páginas: 13 (3160 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
Proteção de motores assíncronos.
Kerley César Oliveira Ferioli, Williams Almeida Pirez, Ademil Lobato de Vilhena, Samy George da Silva.
IESAM – Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Av. Governador José Malcher, 1128 – Anexo 1, Nazaré, Belém-Pará.

Resumo  O presente trabalho desenvolvido teve por finalidade estudar as características dos motores assíncrono e seus principais sistemasde proteções elétrica contra sobrecarga, falta à terra, falta entre fases, tempo excessivo de partida e tempo de rotor bloqueado para poder aplicar técnicas de manutenção preventiva e engenharia, assim solucionar alguns problemas crônicos de algumas indústrias que circundam as aeras industriais das cidades de Belém e Barcarena, a queima de motores elétricos assíncrono, assim evitando paradas nãoprogramadas de processos produtivos consequentemente evitando prejuízos financeiros significativos as estas industrias. Palavras-chaves  Motor elétrico assíncrono, proteção de motores, proteção elétrica, manutenção preventiva.

Relés térmicos de sobrecarga, Disjuntores térmicos magnéticos, Fusíveis e outros. A evolução de varias tecnologias para reduzir as falhas dos motores assíncronos coloca emevidencias as maiores causas de falhas primarias, como: • Falhas por erro humano; • Falha do tipo queima por repartidas indevidas; • Falha do tipo queima por sob ou sobre tensão; • Falha do tipo queima por sob ou sobre corrente. Para reduzir as falhas primarias todos os envolvidos no ciclo do motor, projeto, instalação, manutenção e operação, devem ter conhecimentos específicos para cada função.Estudo das características dos motores assíncrono. • Motor elétrico. Um motor elétrico é uma máquina capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. Os motores por suas características de construção e funcionais, podem ser classificados genericamente como: (a) de corrente contínua, (b) de indução ou assíncronos e(c) síncronos. • Motores de Corrente Contínua. São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estasexigências compensam o custo muito mais alto da instalação. • Motores de Corrente Alternada. São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são: 1. Motor síncrono: Funciona com velocidade fixa, utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidadeinvariável. 2. Motor de indução ou assíncrono: Funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática. Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores deindução com o auxílio de inversores de freqüência.

I. INTRODUÇÃO As máquinas elétricas rotativas são utilizadas em diversos segmentos industriais, principalmente os motores assíncronos, também conhecidos como motores de indução trifásicos. Por possuírem custos financeiros significativos e por serem responsáveis pelo acionamento de cargas importantes, os motores assíncronos necessitam maioratenção e preocupação dos operadores, técnicos e/ou engenheiros de manutenção, pois a perda temporária de um motor pode significar a parada de todo um processo de produção e consequentemente prejuízo a empresa. As falhas na proteção de motores elétricos em algumas industrias da região metropolitana da grande Belém causam grandes perdas para o setor industrial, tanto na produção como no custo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motores assincronos
  • MOTOR ASSINCRONO
  • Motor assincrono
  • Motores assincronos
  • Motor Assincrono
  • Motor assincrono
  • motor sincrono e assincrono
  • motor síncrono e assíncrono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!