Proteção contra corrosão em caldeiras sob processo de hibernação

Páginas: 10 (2305 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Proteção contra corrosão em caldeiras sob processo de hibernação

João Carlos da Silva
Engenheiro Mecânico, mestrando em Gestão e Tecnologia Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec.

Carla Dalmolin **
Professora Doutora da Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec. Tem experiência em eletroquímica, atuando principalmente em corrosão e materiais eletroativos.
**carla.dalmolin@fieb.org.br
(71) 34628433

Lourenço Gobira Alves
Professor Doutor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica. Atua principalmente nos seguintes temas: exergoeconomia, exergia, otimização, produção de hidrogênio, cogeração.


Proteção contra corrosão em caldeiras sob processo de hibernação
Resumo: Esteestudo visa discutir os efeitos da corrosão atmosférica em caldeiras sob processo de hibernação, buscando avaliar os diferentes métodos de proteção existentes.

Corrosion protection on boilers under mothballing
Abstract: This work aims the discussion of atmospheric corrosion effects on boilers under mothballing, evaluating some of protection methodologies already known.

Em 2009, diversos ramosindustriais enfrentaram grandes dificuldades em função da baixa demanda de mercado, necessitado reduzir custos internos. Neste contexto, uma das ações mais adotadas pelas empresas é a paralisação de unidades produtivas por um período não definido. Quando a necessidade desta parada temporária é identificada, torna-se imprescindível a condução de um trabalho voltado para a preservação dosequipamentos. Este processo é chamado de hibernação industrial, e tem a função de manter a integridade dos equipamentos, garantindo que, no retorno da condição de produção da planta, esta possa voltar a produzir sem interrupções.
O principal mecanismo de deterioração durante a parada de uma unidade é a corrosão causada por agentes atmosféricos. As cinzas, o material refratário e a umidade do ar propiciamuma condição para o processo de corrosão avançar e, assim, acelerar a degradação do equipamento. As consequências para a planta são: corrosão nas estruturas metálicas; trancamento de equipamentos rotativos e deformação dos seus respectivos eixos; oxidação de componentes eletrônicos; degradação de refratários por absorção de umidade; trancamento de válvulas de uma forma geral; etc.
Existem muitostipos de corrosão normalmente encontrados na indústria, e em especial, em um sistema exposto a uma atmosfera industrial, o processo ocorre como uma reação natural entre uma estrutura metálica e o seu ambiente. As caldeiras têm o processo de corrosão sob controle em função das medidas de proteção que as cercam, concernente à qualidade da água que circula em suas tubulações. Porém, quando acaldeira passa por um período de parada, suas tubulações não são protegidas por nenhum mecanismo anticorrosivo, iniciando uma aceleração do processo degradativo. Desta maneira, as caldeiras submetidas a hibernação foram o foco principal deste estudo, no sentindo de evitar que processos de corrosão atmosférica causem, principalmente, vazamento nos tubos ou trancamento das válvulas em geral.

CorrosãoAtmosférica
Corrosão atmosférica compreende o ataque de metais expostos ao ar, ao invés do metal imerso num líquido, e poderá ocorrer em qualquer metal exposto à atmosfera terrestre e em temperaturas normais. Por ser um processo eletroquímico, é necessário a presença de eletrólito, geralmente formado pela condensação da água sobre a superfície metálica. A ação corrosiva da atmosfera dependeessencialmente das seguintes variáveis: umidade relativa; substâncias poluentes (particulados e gases); temperatura e tempo de permanência do filme de eletrólito na superfície metálica,. Estima-se que, para o ferro e o aço, o processo de corrosão é praticamente inexistente em condições de baixa umidade, mas passa para um estado de corrosão lenta quando a umidade relativa do ar está em torno de 60%, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos de proteção contra corrosão
  • Pilhas e Baterias corrosão de metais, proteção contra corrosão
  • Proteção de equipamentos eletricos contra corrosao
  • Proteção contra corrosão e incêndio das estruturas aporticadas em aço
  • Corrosão em Caldeiras
  • Estudo da proteção contra corrosão em metais: eletrodeposição métalica e filmes orgânicos
  • Desempenho de um filme livre de cromo na proteção contra a corrosão de ligas de aluminio
  • Caldeiras e vasos sob pressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!