Proteção ambiental e desenvolvimento sustentavél

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Índice
* Introdução Pág.3
* Ordenamento do território Pág.4
* Redução de impactes ambientais negativos Pág.5/7
* Tratamento de resíduos sólidos Pág.5,6
* Tratamento de águas residuais Pág.7
* Preservação de zonas frágeis Pág.7
* Controlo da extração de areias e rochas Pág.7
*Recuperação de áreas degradadas Pág.8
* Conservação do património geológico Pág.9/11
* Conclusão Pág.12
* Bibliografia Pág.13

Introdução
O comportamento humano pode contribuir para uma melhor gestão dos recursos do nosso planeta, de modo a permitir um desenvolvimento sustentável das sociedades. Isto implica que o solo, a água e o ar não sejam poluídos e exige umagestão racional dos recursos geológicos e biológicos. Para isso é preciso educar a sociedade alienada pelo consumo, e investir na investigação de novas tecnologias “limpas”, ou seja, aquelas que não agridam o ambiente.
Podem enunciar-se alguns princípios básicos para que não ocorra o colapso da sociedade em que vivemos.

Ordenamento do território
O ordenamento do território consiste nautilização do ambiente, de acordo com as suas potencialidades, através de um planeamento adequado, evitando situações de risco. Definir as zonas habitacionais, as zonas agrícolas e locais de instalação de grandes estruturas, fazem parte desse planeamento.
Em Portugal, estão a ser realizados alguns esforços nesse sentido. Como por exemplo o Programa Polis e o Programa Natura.

Em que consistem cadaum desses programas?
O Programa Polis debruça-se sobre os problemas ambientais nos meios urbanos, procurando a qualidade urbanística e arquitetónica dos espaços públicos, a qualidade dos meios de transporte e das zonas de lazer e a eficácia dos meios de segurança.
O Programa Natura segue diretivas comunitárias e tem por fim estabelecer uma rede de sítios com importância comunitária, de forma apreservar a distribuição e a abundância das espécies e dos habitats ameaçados.

Redução de impactes ambientais negativos
Os problemas resultantes da atividade das sociedades modernas têm de ser enfrentados e resolvidos para que se mantenha um ambiente com uma mínima qualidade para viver.
A política de gestão dos resíduos é complexa. Consideremos alguns dos processos utilizados para associedades que se libertam dos lixos que produzem.
* Tratamentos de resíduos sólidos- Os resíduos podem ser lançados sem qualquer tratamento e em lugares pouco convenientes, constituindo as lixeiras. Contudo esse procedimento é muito perigoso e, na atualidade, já são utilizadas outras técnicas.
Armazenamento e separação
Resíduos Urbanos

Papel
Resíduos perigosos
Matérias orgânicas
Resíduosmistos
Garrafas

Reciclagem ou reutilização
Aterro Sanitário

Resíduos

Aterro Sanitário

Tratamento de resíduos perigosos
Cinza

Incineração

Esquema 1 – Como tratar os resíduos?

De entre os processos utilizados para tratamento dos resíduos destaca-se o lançamento em aterros sanitários, a incineração e, em especial, a reciclagem.
No tratamento dos resíduos, a prática maisimportante a reter é a regra dos 3R, isto é, reduzir os consumos, reutilizar os materiais para os mesmos fins ou outros diferentes e, sobretudo, fazer a reciclagem.
A reciclagem mereça um realce especial não só pela economia de recursos naturais que envolve como também pela redução de poluentes responsáveis pelo impacto negativo que os resíduos têm sobre o ambiente.
A utilização de materiaisreciclados permite que as reservas naturais desses materiais sejam poupadas. Além disso, a energia gasta na reciclagem é muito menor do que a energia gasta na obtenção de novas matérias-primas. Por exemplo, gasta-se vinte vezes menos energia na reciclagem do Alumínio do que na sua mineração.
Em muitos casos a reciclagem também provoca menos poluição do que a produção a partir de materiais originais. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – DESENVOLVIMENTO E PROTEÇÃO
  • Educação ambiental e desenvolvimento sustentavel
  • Educação ambiental e desenvolvimento sustentável
  • Licenciamento ambiental e o Desenvolvimento Sustentável
  • Educação ambiental e desenvolvimento sustentavel
  • Impactos ambientais e desenvolvimento sustentavel
  • Impacto Ambiental
  • Educação ambiental e desenvolvimento sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!