PROTÓTIPO DE RAMPA DE ACESSO À ORLA SEBASTIÃO MIRANDA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA.

Páginas: 20 (4884 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
1.
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL



PROTÓTIPO DE RAMPA DE ACESSO À ORLA SEBATIÃO MIRANDA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA.



Andreza Barbosa Csako
Bruno Ricardo Mendes Santos
Carlos Henrique da Costa Passos
Daniella Pineli Chaveiro Costa
Décio Crisóstomo da Silva Pereira
Karlos André Amorim Nogueira
Querollen Melo e Silva
TURMA: ENC52




MARABÁ
2015/1
RESUMOEste trabalho foi desenvolvido com a finalidade de tornar acessível parte da calçada de um dos principais pontos turísticos da cidade Marabá-PA, a Orla Sebastião Miranda. Utilizando ferramentas da engenharia civil como método fundamental para estudar, avaliar e executar esta benfeitoria, partindo dos parâmetros norteados pela NBR 9050 e utilizando também outros conhecimentos adquiridos no decorrerda vida acadêmica, tais como as disciplinas vistas no 5º semestre do curso de engenharia civil da Faculdade Metropolitana de Marabá.


Palavras-Chave: Acessibilidade; Orla; calçadas; NBR.


2. CARACTERIZAÇÃO

Neste trabalho, focamos na dificuldade de locomoção que cadeirantes e pessoas com capacidade de locomoção reduzida enfrentam, além da escassez de ônibus adaptados na cidade, não existemrampas suficientes que facilitem o acesso à calçadas em desnível com as vias.
Observando essa problemática, e de acordo com o tema proposto pela faculdade, escolhemos o principal ponto turístico do Município de Marabá; a Orla Sebastião Miranda. Inaugurada em 2006, o cartão postal se encontra fora dos padrões de acessibilidade na maior parte dos seus 5 km de calçadas, visto que em sua extensãoexistem somente duas rampas de acesso.
Notando o extremo descaso do assunto perante as autoridades responsáveis, propomos como solução a implantação de rampas de acesso em lugares estratégicos. Criamos uma rampa como prospecto que poderá ser adequada à diferentes desníveis de calçadas, viabilizando desta forma, a acessibilidade e tornando real o acesso a vida comunitária.

3. METODOLOGIA

Para secombater o problema fundamental estudado, a dificuldade no acesso às calçadas na Orla Sebastião Miranda no município de Marabá – PA, buscou-se ir no local afim de compreender o espaço com um todo e propor uma solução que não modificasse grosseiramente o cenário, mapeando toda a área compreendida pela orla utilizando o programa Google Earth e também fotografando o percurso utilizando câmera digitalOlympus afim de se definir um ponto onde houvesse discrepância significativa de nivelamento e grande demanda de acesso a calçada.
Feito o levantamento do local, partiu-se para um revisão bibliográfica, buscando em livros, artigos, teses e normas norteamento para os padrões técnicos exigidos para a implementação e funcionalidade da solução proposta, tanto no aspecto físico (materiais e processo deconstrução) quanto para os cálculos envolvidos no desenvolvimento (reações, caracterização do fluído).
Para o dimensionamento do comprimento e da inclinação da rampa, embasado pela NBR 9050/2004, foi usado a seguinte equação:


(1)
Onde:
i = inclinação máxima
h = Altura do desnível
c = Comprimento da projeção horizontal
O desenho da rampa proposta e todos os seu detalhamento foi desenvolvido noprograma AutoCAD versão 2015. Os diagramas de esforço normal, esforço cortante e momento fletor e também o desenho da viga componente da rampa estudada com suas forças atuantes foram idealizados no programa ftool, cuja função é calcular as reações nos apoios constituintes da peça e traçar os diagramas de esforços solicitantes a serem combatidos. Os resultados encontrados na utilização do programaforam confirmados utilizando-se as equações:
Para carregamento distribuído na vertical


(2)


(3)


(4)


(5)
Para carregamento distribuído na horizontal


(6)


(7)


(8)


(9)


(10)
Onde:
RVA: Reação vertical no ponto A1;
RVB: Reação vertical no ponto B2;
HÁ: Reação horizontal no ponto A;
q: Carga aplicada na viga;
a: Distância horizontal;
b: Distância vertical;
x: Distância até uma seção s...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Município de Marabá
  • A regularização fundiária no bairro belo vista no município de marabá
  • Qualidade da água em marabá-pa
  • Prefeitos que governaram o municipio de marabá
  • O perfil do contador no municipio de maraba
  • Diagnostico Social Do Municipio De Maraba
  • PROTÓTIPO DE CONTROLE DE ACESSO POR RFID
  • O PROCESSO DE APRIMORAMENTO DA INTERVENÇÃO TÉCNICA NO SERVIÇO SOCIAL: AVALIAÇÃO DAS POSSÍVEIS LIMITAÇÕES...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!