prosuçao do shampoo de babosa

720 palavras 3 páginas
Etec pref. Alberto Feres
Tecnologia dos Processos Industriais I
Profª Sandra

Produção de shampoo de babosa

3º técnico em química
Produção de shampoo de babosa
Introdução:
Na maior parte dos shampoos que encontramos no mercado são cheios de produtos químicos sintéticos que podem causar reações em pessoas sensíveis, assim como alguns produtos químicos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente. Como um recurso muitas pessoas se voltaram para receitas caseiras para limpar os cabelos, com ingredientes simples e naturais.

Objetivo:
Realizar o processo de produção do shampoo de babosa em escala laboratorial.

Fundamentos teóricos:
Sabão de Castela: O sabão de Castela é um sabão natural a base de óleo de oliva (azeite). É de cor branca e podem ser encontrados como uma barra sólida e sabão líquido.
Babosa: A babosa é uma planta medicinal Também conhecida como Aloe vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim. Ela pode Ajudar no tratamento da acne, queda de cabelo, anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, problemas de pele, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos. As propriedades da babosa incluem sua ação laxante, adstringente, anestésica, anticancerígena, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, hidratante e fungicida.
Glicerina: É um líquido bastante viscoso, que não possui cor e de sabor adocicado, com aspecto xaroposo. È utilizada na fabricação de produtos de beleza, como shampoos, sabonetes, cremes hidrantes, batons, blush, sombras, entre outros do meio. As indústrias usam este material em vários produtos do ramo da higiene e tratamento de beleza pelo seu poder umectante. Os sabonetes de glicerina costumam ser muito benéficos à pele, por serem bastante hidratantes. Por ter elevado teor de glicerina pode gerar um efeito terapêutico em feridas e também outras doenças da

Relacionados