Prostituição e a aids/hiv

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
PROSTITUIÇÃO E A AIDS/HIV [1]


DEMICHEI, Eduarda[2]
WONS, Tiago
STEIMBACH, Allan[3]




Resumo: Com o presente artigo resgatamos um pouco da história da profissão mais antiga do mundo, começando de uma forma geral, no Brasil e na região sul, na qual falaremos um pouco sobre a AIDS/HIV na prostituição. Identificando o que levou essas mulheres a optarem por esta profissão.Palavras chaves: Profissionais do sexo. Prostituição. AIDS/HIV.




1 Prostituição






Cresce cada vez mais a prostituição no país, os meios de comunicação nos mostram muitas vezes as propostas de “serviços personalizados” por anúncios em jornais, revistas, televisão e até mesmo em sites da internet[4]. A prostituição acarreta diversos problemas como: doenças sexualmente transmissíveis,violência, discriminação. A todo um mundo que convive com a prostituição, o papel do assistente social não é julgar e sim compreender, para poder desenvolver políticas públicas que visam a buscar soluções a esses problemas.
Para Ângela Genova Sanches[5] a prostituição:
[...] não tem data precisa na história da humanidade [...] Ao longo dos anos, assumiu novos contornos influenciados porcondicionamentos econômicos, culturais e religiosos, apesar disso, sobre todos eles houve um denominador comum: a prostituição como uma alternativa simples e primitiva de luta da mulher pela sobrevivência.


Mas para Paulo Roberto Ceccarelli[6] a prostituição:




[...] tida como “a mais antiga do mundo”, na grande maioria das vezes troca-se sexo por dinheiro.


A história da prostituição émuito antiga, não tendo uma data precisa. Ela é diferenciada conforme época e culturas. Em certa época vista como sendo ilegal, mas atualmente há três sistemas legais de prostituição o abolicionismo, regulamentarismo e o proibicionismo.
Nesse sentido o tema desse artigo versa sobre a prostituição que ocorre nos bordeis no interior do Brasil. O que nos levou a escolher esse tema foi o interesse debuscar compreender a prostituição, pelo fato dela estar tão presente no nosso universo.
O que levou essas profissionais a se prostituir correndo o risco de pegar doenças graves?
Assim, o objetivo geral é compreender a história da prostituição até os tempos atuais, adquirir conhecimentos sobre essa profissão.
Nosso objetivo específico é adquirir conhecimento sobre a prostituição e o risco queos profissionais do sexo têm na sua profissão, com doenças graves exemplo AIDS.
Através de uma pesquisa bibliográfica, fizemos leituras de outros artigos, revistas, dos quais obtemos mais informações para o nosso artigo.


2 A proximacão histórica da prostituição






A prostituição, segundo Paulo Roberto Ceccarelli, é vista como a mais “antiga profissão do mundo”, não tendo uma dataprecisa em sua história. Sua forma de comercialização se desenvolveu nas civilizações avançadas da antiguidade. Mas sua representação social varia conforme época e cultura.
Para o autor Paulo Roberto Ceccarelli, a prostituição era vista como um ritual, que marcava a passagem das meninas ao atingirem a puberdade. Na Grécia e Roma as prostitutas eram admiradas, mas estas tinham que pagar altosimpostos para o estado para poderem praticar sua profissão, sendo assim deveriam utilizar vestimentas que as pessoas pudessem identificá-las. A partir da alta Idade Média que ela se intensificou pelo fato de haver a monogamia, assim fez com que o homem busca-se seu prazer e suas fantasias fora do lar.
Existem no mundo três sistemas legais sobre prostituição que são: o abolicionismo, o regulamentarismoe o proibicionismo. O Brasil adotou o abolicionismo, neste caso a prostituta é a vítima que exerce a profissão na qual a um terceiro (agenciador ou explorador) que ganha parte dos lucros que ela recebe. Contudo isso a legislação vai punir o dono da casa de prostituição[7].
No regulamentarismo, a profissão é reconhecida e regulamentada, é para que seja regular o exercício da prostituição. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIV/AIDS
  • HIV e AIDS
  • hiv/aids
  • Hiv e aids
  • HIV e Aids
  • AIDS/HIV
  • Aids ( hiv )
  • Hiv aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!