Prorpiedades coligativas

1136 palavras 5 páginas
Introdução :O objetivo deste trabalho é aprender um pouco mais sobre o tema, no intuito de facilitar a compreensão sobre propriedades coligativas. Você sabe o que são? sabe pra que servem? Pois bem, já vamos aprender sobre isso, além de propriedades coligativas, vamos falar também um pouco sobre Tonoscopia: Diminuição da pressão máxima do vapor, Ebulioscopia: Aumento da temperatura de ebulição, Crioscopia: Abaixamento da temperatura de solidificação e Osmoscopia: Aumento da pressão osmótica.
Propriedades coligativas das soluções são propriedades físicas que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (moléculas ou íons) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. Isso significa dizer que a quantidade, e não a natureza (como tamanho,estrutura molecular ou massa), das partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades (ou efeitos) coligativas.
Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van’t Hoff
Todas as propriedades coligativas surgem da diminuição do potencial químico do líquido
Solvente como resultado da presença do soluto. A diminuição do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui a temperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído).
Tonoscopia
é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não- volátil . Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhem o estado de vapor . As partículas dispersas constituem uma barreira que dificulta a

Relacionados

  • Campus I Farmacia
    28831 palavras | 116 páginas