propriocepção

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2014
 Propriocepção
Muito se questiona, e muitas dúvidas ainda são comuns em relação à correta definição da Propriocepção. Venhamos e convenhamos, o nome é meio estranho e nem um pouco fácil de ser pronunciado pelas pessoas leigas, e até mesmo pelos atletas.
A propriocepção nada mais é que um procedimento da fisioterapia em que pessoas portadoras de patologiastraumato-ortopédicas se utilizam para a recuperação de lesões e também como profilaxia (forma de prevenção). No nosso corpo, temos receptor (mecanoceptores) que desempenham um importante papel de proteção e defesa do sistema, pois eles respondem a um acidente, a um estiramento ou a uma instabilidade maior que venha colocar em risco a integridade física das pessoas que praticam ou não atividade físicavigorosa. Os esportes em si exigem demais dos atletas, onde em alguns deles são realizados movimentos mais bruscos, impactos excessivos, mudanças de direção, contato físico, dentre outros, necessitando, portanto, do treinamento proprioceptivo.
Os idosos também precisam trabalhar seus mecanismos protetores, pois com o avanço da idade, perdemos o equilíbrio corporal e a propriocepção funciona muitobem como um procedimento de defesa e manutenção do equilíbrio desses indivíduos, evitando, assim, traumas, quedas e possíveis fraturas.
É importante salientar que os exercícios de controle neuromuscular (proprioceptivo) devem se fazer presentes no processo de recuperação fisioterapêutica, sendo atletas ou não. Em sendo atletas ou praticantes de atividades desportivas regulares, estes sãonecessários para restabelecer o controle e a eficiência biomecânica do movimento, atividades que geram instabilidades para ganhar estabilidade funcional.

Atividades proprioceptivas e evolutivas:
Prancha Quadrada: Com os braços abertos e os pés paralelos na tábua, realizar movimentos de inclinação Ante-ro posterior.
Prancha redonda: Com os olhos fechados e os pés paralelos na tábua, realizarmovimentos circulares.
Bosu: Segure um haltere leve em cada mão, puxe os ombros para trás e levante os braço e mantenha levantados por dois segundos para construir a força isométrica. Abaixe os braços para os lados. Fazer 12 repetições.
Cama elástica: Saltar em duas camas elástica com as pernas semiabertas, alternando saltos com a direita e a esquerda e no intervalo de dois saltos chutar uma bolalançada pelo fisioterapeuta.
Balancim: Elevar e estender o braço direito, elevar a perna esquerda. Tentar aguentar a posição 45 segundos, depois fazer o mesmo com o outro braço e perna.
 Disco proprioceptivo: Realizar movimentos de agachamento (30 a 45º), com apoio unipodálico da perna dominante.

Propriocepção foi primeiramente introduzido por Sherrington em 1906, que a descreveu como umtipo de feedback dos membros ao sistema nervoso central (SNC). Outro estudo que vem ao encontro ao de Dover et al, é o Lephart et al, no qual menciona propriocepção como sendo um tipo de informação vinda dos membros até o SNC.
Beynnon et al, relata que o SNC processa estas informações vindas de terminações nervosas especializadas ou de mecanorreceptores que estão localizados na pele, músculos,tendões, cápsulas articulares e ligamentos. Juntamente com os inputs vestibular e visual, os mecanorreceptores fornecem ao SNC informações sobre a posição do membro.
 Outro termo utilizado por autores e livros é que a propriocepção tem por definição a capacidade inconsciente de sentir o movimento e a posição de uma articulação no espaço caracterizada por aferencias neurais cumulativas originadasde mecanorreceptores. Na articulação do joelho esses mecanorreceptores situam-se nas cápsulas, ligamentos, músculos e tendões com aferencias ao sistema nervoso central. Outros autores ainda consideram que o termo propriocepção tem um sentido mais amplo, abrangendo e incluindo o controle neuromuscular. Com isso, podemos citar que comprometimento do sistema proprioceptivo acarreta déficits na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriocepção
  • propriocepção
  • propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção para LCA
  • Propriocepção e Equilibrio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!