Propriocepção

Páginas: 17 (4025 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
TRABALHO DE

PROPRIOCEPÇÃO



Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Paulista. / Ana Lúcia E. Pires... [et al]. – São Paulo, 2010.

42 f.: il. Color.

2. Normalização. 2. Trabalhos Acadêmicos. 3. ABNT. I. Título.

II. Carvalho, Fabiane E. III. Braga, Maria Aládia S. Ferreira de. IV. Eloy, Rodney Zorzo. V. Guerra, Táila Machado.

SUMÁRIOPropriocepção...............................................................................................4

A Propriocepção e sua Contribuição para a Manutenção da Estabilidade Articular Dinâmica.................................................................5

Propriocepção e Controle Neuromuscular...........................................6 e 7

O Restabelecimento do ControleNeuromuscular.........................8, 9 e 10

Fases da Recuperação.................................................................................11

Como Funcionam os Exercícios de Propriocepção..................................11

Exercícios Pliometricos e Técnicas de Alongamento...........12, 13, 14 e 15Cirtrometria........................................................................................16 e 17

Propriocepção em Atletas..........................................................................18

Alguns Exemplos de Exercícios de Propriocepção e Equipamentos utilizados para Aplicação.............................................................19, 20 e 21

Alguns Exemplos de Equipamentos que podem ser Utilizados..............22

Alguns Exemplos de ExercíciosPliometrico............................................23

Referências Bibliográficas..........................................................................24

3

PROPRIOCEPÇÃO

Propriocepção é a capacidade em reconhecer a localização dos membros, em relação ao resto do corpo, sem utilizar a visão. A manutenção do equilibrio resulta da intereção dos musculos, os quais trabalham para manter ocorpo na sua base de sustentação.

Propriocepção é o sentido que faz com que nosso cérebro desenvolva um mapa interno do corpo de modo que possamos fazer atividades sem precisar monitorar tudo visualmente o tempo todo.

Este sentido nos ajuda a manter posição adequada em uma cadeira, segurar utensílios tais como uma caneta ou garfo de maneira adequada, julgar como manobrar no espaço de modo anão bater nas coisas, a que distância temos de estar das pessoas para não ficar perto demais, quanta pressão colocar para evitar quebrar um lápis ou um brinquedo e a mudar as ações que não foram bem sucedidas tais como jogar uma bola em um alvo ou corrigir um mergulho que virou uma barrigada.

Por exemplo, pode ser muito assustador descer escadas se você não sabe onde estão os seus pés.

4A PROPRIOCEPÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MANUNTENÇÃO DA ESTABILIDADE ARTICULAR DINÂMICA

Define-se a estabilidade articular dinâmica como a capacidade de resistir a uma perturbação ou prontamente retomar a postura adequada após perturbações (MCGILL e CHOLEWICK, 2001). É determinada, segundo Johansson e Sjolander (1993), pela interação de diversos fatores, como o constrangimento passivo causadopelos ligamentos e outras estruturas articulares, a geometria articular, a fricção entre as superfícies cartilaginosas e pelas cargas mecânicas geradas por forças compressivas, como a gravidade e a atividade muscular.

Conforme ensina Guyton (2006), as informações proprioceptivas gerada pelos mecanorreceptores são levadas pelas vias aferentes até o SNC, aonde serão processadas e programadasnovas formas de ativação muscular para estabilizar as articulações. Para Solomonow (2001), a ativação inconsciente dos estabilizadores dinâmicos, que ocorre em preparação e em resposta ao movimento articular é denominada controle neuromuscular.

Didaticamente os componentes responsáveis pela estabilidade articular são divididos em dois grupos: estáticos e dinâmicos. Ligamentos, cápsula articular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriocepção
  • propriocepção
  • propriocepção
  • propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção para LCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!