Propriocepção para LCA

Páginas: 20 (4996 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
Tratamento Proprioceptivo no Pós-operatório do Ligamento Cruzado Anterior
RESUMO
O ligamento cruzado anterior é uma das estruturas mais comprometidas nas entorses de joelho. A perda do ligamento cruzado anterior cria uma instabilidade anterior que além de sobrecarregar os estabilizadores secundários, gera incapacidade funcional, instalação de fenômenos degenerativos intra-articulares e lesõesmeniscais, podendo limitar significativamente a atividade esportiva de um indivíduo ainda relativamente ativo. O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode ser conservador se a frouxidão não for acentuada e o paciente estiver disposto a modificar suas atividades e aceitar as limitações impostas. Mas com os avanços das técnicas cirúrgicas e o acelerado processo de reabilitação, cresceuo número de pacientes optando pelo tratamento cirúrgico. Diante deste contexto, através de uma revisão bibliográfica, o presente trabalho tem como objetivo descrever a técnica cirúrgica atualmente mais utilizada entre os cirurgiões ortopédicos, que é a reconstrução intra-articular com auto-enxerto do tendão patelar. Além disso, a pesquisa oferece uma abordagem de tratamento fisioterapeutico, comênfase na propiocepção, mostrando a importância e os objetivos da fisioterapia, expondo o programa desde o pós-operatório imediato até o retorno às atividades esportivas e alta.
INTRODUÇÃO
As lesões e o tratamento do ligamento cruzado anterior (LCA) estão sendo bastante discutidos atualmente e, sem dúvida são destaques entre as lesões de joelho. Tal fato deve-se ao importante papel biomecânico queeste ligamento exerce no joelho e da grande incidência de lesões em atletas de alto nível, exigindo dos pesquisadores estudos mais aprofundados e propostas de tratamento que se mostrem mais eficientes.
Estudos epidemiológicos nos Estados Unidos da América relatam que a incidência de lesão de LCA é de 1/30 indivíduos por ano e que 70% dessas lesões estão associadas à prática esportiva (Camanho,1996).
Apesar dos avanços no estudo da anatomia e biomecânica do joelho, quando se depara com uma lesão de ligamento cruzado anterior, a maior dificuldade encontrada relativa ao tratamento é determinar se a indicação terapêutica é clínica ou cirúrgica.
A decisão sobre a conduta a ser seguida seria facilitada se pudessem responder previamente quais os pacientes são dependentes do LCA.
Uma vez queo ligamento esteja comprometido haverá um movimento excessivo e um deslocamento do joelho em um ou mais planos de movimento. Esta frouxidão aumentada cria um esforço de cisalhamento excessivo a estrutura articular que resulta em erosão acelerada das superfícies articulares e meniscais. Com isso grande parte das lesões do LCA tem indicação cirúrgica.
O presente trabalho tem por objetivo mostraras lesões isoladas do LCA, passando pela anatomia do joelho, anatomia do LCA, biomecânica, mecanismo de lesão, quadro clínico, evolução, reconstrução cirúrgica e abordar o tratamento fisioterapeutico, dando ênfase no trabalho proprioceptivo feito no pós-operatório.
ANATOMIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)
Segundo Malone et al (2000) os ligamentos cruzados anterior e posterior são formados porcordões resistentes de tecido conjuntivo, são redondos ao corte e localiza-se no interior da cápsula articular do joelho, entre os côndilos do fêmur, porém fora da cavidade sinovial da articulação.
Como descreve Ellenbecker (2002) o LCA origina-se do aspecto posterior da superfície medial do côndilo lateral do fêmur e avança anteriormente, medialmente e distalmente até inserir-se no platôtibial. A inserção tibial do LCA é geralmente mais forte e mais larga do que a inserção femoral, porque o ligamento exibe uma tendência a “alargar-se” em seu avanço distal.
De acordo com Malone et al (2000) dois feixes importantes, os feixes antero-medial e póstero-lateral combinam-se a formar o LCA. O feixe póstero-lateral origina-se da face posterior da origem femoral e se insere na face lateral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • propriocepção
  • propriocepção
  • propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção
  • Propriocepção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!