Propriedades Elétricas da Matéria

Páginas: 6 (1489 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Características Gerais

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
Esses seres são heterotróficos (não sintetizam o próprio alimento), incorporando osnutrientes necessários ao seu metabolismo através da absorção de substâncias após digestão extracorpórea (sapróbios), realizada por enzimas sintetizadas e secretadas sobre a matéria orgânica contida no ambiente.
Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa chamada de hifas, agrupadas formando um pseudo tecido denominado micélio, caracterizado conforme sua distinçãocitoplasmática em:

Hifas septadas – cujas células são individualizadas, cada uma contendo o seu núcleo;

Hifas cenocíticas – com aparência anastomosada (concisa), formada por um citoplasma estendido e poli nucleado.

O micélio assume tanto a função vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentação, crescimento e obtenção de alimentos, e a segunda, responsável pela produçãode esporos (reprodução sexuada), porém podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentação.
A respiração dos fungos pode ser aeróbia (na presença de oxigênio) ou anaeróbia facultativa, sobrevivendo em ambientes com baixa oxigenação.
Sistematicamente os fungos são classificados em: Zigomicetos, Basidiomicetos, Ascomicetos e Deuteromicetos.

Nutrição dos Fungos

Fungoscrescem melhor em habitats úmidos e escuros, porém são encontrados universalmente onde quer que exista matéria orgânica disponível. Eles necessitam de umidade para crescer e podem obter água da atmosfera, bem como do meio sobre o qual vivem. Quando o ambiente torna-se muito seco, os fungos sobrevivem entrando num estado de repouso ou produzindo esporos, que são resistentes à aridez. Embora o pH ótimopara a maioria das espécies seja ± 5,6, alguns fungos podem tolerar e crescer em ambientes onde o pH varia de 2 a 9. Muitos fungos são menos sensíveis à altas pressões osmóticas que as bactérias, e podem crescer em soluções de sais concentradas ou soluções de açúcares, que inibem ou previnem o crescimento bacteriano. Os fungos também crescem num amplo intervalo de temperatura.Decomposição


A decomposição é o processo de transformação da matéria orgânica em gás carbônico, minerais e outros compostos. Estas substâncias recicladas são devolvidas ao solo ou diretamente para plantas (produtores primários). As bactérias e os fungos são os responsáveis por esses processos.
Os produtores primários têm clorofila e produzem seu próprio alimento. São a base de toda a cadeiaalimentar. Se não existissem os decompositores todo ciclo alimentar seria afetada. Imagine se os seres produtores só retirassem nutrientes da natureza. Uma hora esse estoque iria acabar o que significaria o fim da vida de todos os seres. Portanto, reconheçamos, os decompositores têm uma grande importância.



Parasitas

Você já ouviu falar em mofos ou bolores? Em certas condições eles ocorrem emparedes, na roupa, nos sapatos, no pão, nas frutas, etc. E em micoses? São causados por fungos. Frieiras, monilíase ("sapinho") são exemplos de micoses.
Ao reino dos fungos pertencem todos os seres conhecidos por mofos, bolores, cogumelos e leveduras. São seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares ou pluricelulares. Não possuem um tecido verdadeiro e suas células apresentam parede celularde quitina. A área da ciência que estuda os fungos é a micologia.
Os fungos pluricelulares geralmente apresentam filamentos microscópicos chamados hifas. Elas se entrelaçam formando uma espécie de massa, que recebe o nome de micélio. No cogumelo-de-chapéu, o micélio apresenta "abas" onde se encontram inúmeras hifas férteis, produtoras de esporos.
Os fungos podem viver de temperaturas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriedades da materia
  • Matérias e sua propriedades
  • Propriedades da matéria
  • A matéria e suas propriedades
  • Propriedades da matéria
  • Propriedades Da Materia
  • Propriedades dos Materias
  • Propriedades dos materias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!