Propriedades coligativas

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
Introdução
As propriedades coligativas são de extrema importância para o nosso viver, seja desde um aumento no ponto de ebulição de uma dada solução, ou, até mesmo no controle de concentração da célula por meio de osmose. Tendo isso em mente, entender as propriedades e saber aplica-las em nosso dia a dia foi de suma importância para uma vida mais confortável para o ser humano. É uma das partesda química que mais vemos em nossa rotina e não precisamos ligar a tevê para observar como as propriedades agem, uma simples adição de sal de cozinha (Cloreto de Sódio) na água já muda o seu ponto de ebulição (Ebulioscopia).

















Propriedades coligativas
Propriedades coligativas, efeitos coligativos ou fenômenos coligativos (palavra que vem do latim, co=participaçãosimultânea e ligare=unir, ligar) são propriedades das soluções que dependem da quantidade de partículas dispersas, mas não da natureza dessas partículas. As modificações causadas nessas propriedades são causadas pela adição de solutos não voláteis, ou seja, tais solutos possuem pontos de ebulição superior aos dos solventes. Em outras palavras, as mudanças ocorrem pela quantidade do soluto, e nãopor sua consistência.
Os quatro efeitos coligativos apresentados a seguir são o abaixamento da pressão de vapor (tonoscopia), o aumento da temperatura de ebulição (ebulioscopia), a diminuição da temperatura de congelamento do solvente na solução (crioscopia) e a tendência do solvente de atravessar determinadas membranas de permeabilidade seletiva (osmose). O trabalho tem o objetivo de explicarcada um desses efeitos e sua importância no nosso cotidiano.
Tonoscopia
Quando dissolvido um soluto não eletrólito e não volátil em um determinado solvente, ocorre a queda de sua pressão de vapor (a pressão de vapor é a pressão que um vapor está em equilíbrio termodinâmico com o líquido de onde ele veio, ou seja, quando a quantidade de vapor que se condensa é a mesma quantidade que evapora).Isso significa que, a solução, em certa temperatura, tem menor pressão do que somente o solvente. Esse abaixamento da pressão é conhecido como efeito tonoscópico. A tonoscopia é a medida desse abaixamento da pressão de vapor.
Há teorias e experimentos que comprovam que quanto maior o número de partículas dissolvidas, maior é o abaixamento da pressão de vapor. “A comprovação experimental desse fatopode ser feita colocando-se em uma campânula dois béqueres, um com solvente puro, outro com uma solução de água e açúcar. Como os dois conteúdos apresentam pressão de vapor, existe uma tendência dos vapores do solvente de passar para a solução, e vice-versa. Sendo maior a pressão de vapor do líquido puro, a velocidade com que os vapores passam do solvente puro para a solução também é maior. Oprocesso perdura até o término do líquido puro.” NETTO, Carmo Gallo. Química: da teoria à realidade. Scipione. São Paulo, 1995.
- Lei de Raoult –
Estudos realizados pelo francês François Marie Raoult o levaram, em 1886, à seguinte lei: “A pressão de vapor (p) de uma solução diluída é igual ao produto da pressão de vapor do solvente puro (p0) pela fração molar do solvente (x2), medidas as pressõesde vapor a uma mesma temperatura.” NETTO, Carmo Gallo. Química: da teoria à realidade. Scipione. São Paulo, 1995.
Em equação: Psolução= xsolvente . Psolvente puro
Ebulioscopia
Com a dissolução de um soluto não volátil (que não tem tendência a vaporizar) num solvente, há o abaixamento de sua pressão de vapor (efeito tonoscópico, visto acima). Como consequência, o ponto de ebulição do solventeaumenta. Isso ocorre porque é necessário maior aquecimento para que se realize a ebulição, pois a mesma só acontece quando a pressão de vapor da solução atinge a pressão atmosférica.
Portanto: “a ebuliometria é a medida da elevação da temperatura de ebulição de um líquido pela dissolução de um soluto não volátil.” NETTO, Carmo Gallo. Química: da teoria à realidade. Scipione. São Paulo, 1995.
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriedades coligativas
  • propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • Propriedades Coligativas
  • Propriedades Coligativas
  • propriedades coligativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!