Propriedades coligativas - Crioscopia

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CRIOSCOPIA
Um importante capítulo da química e facilmente relacionável ao nosso cotidiano é aquele que aborda o que se denomina de Propriedades Coligativas, ou seja, as alterações nas propriedadesfísicas de solventes pela adição de solutos de natureza não iônica e não volátil, constituindo-se assim uma solução verdadeira. São quatro as propriedades coligativas abordadas na maioria dos livrosdidáticos de química: a tonoscopia, a crioscopia, a ebulioscopia e a osmose (juntamente com a osmose reversa).
Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto decongelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. A fórmula que permite calcular essa propriedade é a seguinte:

Δtc = Tc2 - Tc, onde:
Tc = temperatura de congelamento da solução
Tc2 = temperaturade congelamento do solvente

A Crioscopia pode ser explicada assim: quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dandoorigem à propriedade descrita.
Quanto maior o número de partículas dissolvidas em uma solução, menor será o seu ponto de congelamento.
Por exemplo: Por quê o ponto de congelamento da água pura ésuperior ao da água poluída?
A água poluída possui partículas não-voláteis que dificultam o congelamento deste líquido, já a água purificada, isenta de qualquer corpo estranho, chega à cristalizaçãomais rapidamente.
Assim como ocorre às demais propriedades coligativas, não causa diferença no abaixamento do ponto de congelamento de uma solução (crioscopia) a natureza do soluto adicionado, masapenas sua quantidade em mols ou partículas. Dessa forma, por exemplo, uma solução de concentração a 1 mol/L de glicose (C6H12O6) apresentará mesmo efeito crioscópico de qualquer solução de diferentesoluto (não iônico), quando esta segunda solução estiver em mesma concentração da primeira.
A interpretação e o estudo físico-químico da crioscopia são realizados a partir das fundamentações da Lei de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • propriedades coligativas
  • Propriedades coligativas
  • Propriedades Coligativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!