Propriedade materialximaterial do direito

620 palavras 3 páginas
Propriedade material x imaterial, individual x coletivo
O conceito de propriedade é de uso costumeiro em nossa sociedade, mas ao nos referirmos a ela, normalmente o fazemos em sua ordem material, como uma casa ou um carro. Trataremos contudo de um outro tipo de propriedade, a imaterial, também chamada de intelectual. São considerados bens incorpóreos os que não são tangíveis, as criações do espírito ou que só têm existência em face da atividade intelectual e inventiva do homem. Entende-se que a criação imaterial é intangível, mas que é necessário um suporte material para veiculá-la
Tratando-se de direito, o direito de propriedade imaterial abrange os direitos autorais e os direitos de propriedade industrial. Os últimos versam sobre o uso de marcas de produtos e serviços, patentes de invenção e desenhos industriais. Já o Direito Autoral regula as relações jurídicas advindas da criação e circulação de obras literárias, artísticas e científicas e ainda os direitos de artistas, interpretes e executantes. O autor é titular de direitos patrimoniais, que são os direitos de usar, fruir e dispor de sua obra ou de autorizar sua utilização por terceiros; e os direitos morais.
No cerne da ideologia capitalista, nada mais próprio do homem do que o produto de sua inteligência e nada mais natural do que ser dele a sua própria obra intelectual. Os direitos imateriais visam à proteção do homem enquanto criador intelectual, defendendo a paternidade, a integridade de sua criação e a fruição dos proventos econômicos dentro da linha dos mecanismos de tutela individual. Dado que a autoria de uma obra intelectual é um ato voluntário de originalidade criatividade e formulação, na qual o autor corporifica uma idéia em uma forma de expressão.
Tradicionalmente tem-se entendido a natureza do direito patrimonial do autor nos moldes do direito de propriedade material e que os direitos pessoais são direitos de personalidade.
De um outro ponto de vista, toda criação é obra de uma

Relacionados