Propriedade Intelectual

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Tarefa 1 – Propriedade Intelectual
Bob Dylan reage a críticos que o acusaram de plágio
Cantor diz para revista que no folk e no jazz 'a citação é uma tradição rica e enriquecedora'
13 de setembro de 2012 | 11h 11

O cantor Bob Dylan reagiu com irritação às acusações de plágio em algumas letras de suas canções, xingando seus críticos e dizendo que a apropriação musical é "parte da tradiçãodo folk". 

Em entrevista à revista Rolling Stones na edição que circulará na sexta-feira, o influente artista norte-americano falou pela primeira vez sobre as acusações, dizendo que no folk e no jazz "a citação é uma tradição rica e enriquecedora". 

"Todo mundo pode, menos eu", queixou-se. "Para mim há regras diferentes." Ele chamou seus críticos de "wussies and pussies" (algo como "fracos ecovardes"). 

A Rolling Stone divulgou trechos da entrevista na quarta-feira, e depois disso a Reuters obteve uma transcrição completa. 

Em 2003, o Wall Street Journal relatou que as letras do disco Love and Theft, de 2001, eram notavelmente parecidas com trechos de uma obscura biografia de um bandido japonês lançada em 1995. 

Doze trechos semelhantes foram identificados. Num dele, porexemplo, a letra de Dylan diz: "Não sou tão legal e clemente quanto pareço"; no livro, lê-se a frase: "Não sou tão legal ou clemente quanto eu poderia parecer". 

Em 2006, o New York Times fez alegações semelhantes envolvendo o álbum Modern Times, evocando frases de um poeta da época da Guerra da Secessão norte-americana. 

"Estou trabalhando dentro da minha forma de arte", disse o cantor de 71anos na entrevista. "É simples assim (...). Chama-se composição. Tem a ver com melodia e ritmo, e depois disso vale tudo. Você torna tudo seu. Todos nós fazemos isso." 

"Essas são as mesmas pessoas que tentaram pregar em mim o nome de Judas", disse ele, aludindo à celebre recriminação que ele sofreu de fãs na década de 1960, que o consideravam um traidor do blues por adotar a guitarra elétrica. "Como se (tocar guitarra elétrica) fosse de alguma forma comparável a trair nosso Senhor e levá-lo a ser crucificado. Todo esse mal (...) pode apodrecer no inferno."

Fonte: Jornal Estadão
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,bob-dylan-reage-a-criticos-que-o-acusaram-de-plagio,930027,0.htm
Comentário do Grupo
Bandas e cantores, de um modo geral, realizam umagrande quantidade pesquisa musical antes de produzirem seus discos, entretanto essa pesquisa deve apenas servir como fonte de inspiração para suas criações. A cópia de trechos, provenientes de qualquer fonte, não pode ser feita sem a devida tarifação de direitos autorais. Apesar do cantor e compositor Bob Dylan alegar que a apropriação musical é uma “tradição do folk”, não significa que a utilização deideias e frases de outros artistas não seja considerada plágio. Tal atitude é considerada indevida e pode acarretar em processos. O próprio compositor afirma que não só ele, como outros, praticam essa cópia no meio musical. Acreditamos que isso pode até continuar acontecendo desde que todos os cuidados legais sejam tomados de antemão para que casos como esse não se tornem frequentes causandodesconforto para ambos os lados.


Tarefa 2 – Segurança da informação.
CPI investiga vazamento de informações sigilosas
Vital do Rêgo afirma que só parlamentares e credenciados têm acesso às salas-cofre

BRASÍLIA - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), determinou nesta sexta-feira que a Polícia Legislativa investigue eventual vazamento de informações sigilosas porYanko Lima, segurança do Senado responsável por vigiar durante a noite a sala-cofre da comissão.
Escutas telefônicas da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, reveladas pela revista “Época”, mostram que Yanko recorreu ao sargento reformado da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, em abril de 2011, para obter tratamento preferencial na emissão de passaportes. Dadá, que fazia serviços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propriedade intelectual
  • Propriedade intelectual
  • Propriedade Intelectual
  • O QUE UMA PROPRIEDADE INTELECTUAL
  • AS PROPRIEDADES INTELECTUAIS
  • propriedade intelectual
  • Propriedade Intelectual
  • propriedade intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!