Propostas de redações

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Agora é oficial: a presidente Dilma Rousseff sancionou o sistema de cotas para o ingresso em universidades federais. Isso significa que metade das vagas dessas instituições será ocupada por alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Metade dessas vagas (25% do total) ficará com estudantes de baixa renda familiar e a outrametade (25%), com negros, pardos e índios. O tema é polêmico, pois envolve muitos pontos de vista: alguns consideram a medida preconceituosa, alegando que o mais justo é a manutenção da concorrência igual, já que a cor da pele não interfere na capacidade intelectual do indivíduo; outros, porém, veem as cotas como forma de incluir os excluídos, dando-lhes visibilidade social para que possam, nofuturo, disputar vagas em condições de igualdade. Discuta esse tema em uma dissertação argumentativa, fundamentando seu ponto de vista e propondo ajustes necessários para se resolver a situação. Leia os textos da coletânea e tente aproveitar as informações úteis à sua análise.

Envio encerrado. Aguarde a correção das redações.
ELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:

Porunanimidade, STF aprova cotas raciais
Por unanimidade, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram nesta quinta-feira (26) a favor das cotas raciais em universidades públicas. Todos os 10 ministros votantes seguiram a opinião do relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, que se disse ontem (25) a favor da constitucionalidade da medida. O ministro Dias Tóffoli não participou dojulgamento, já que, quando era advogado-geral da União, deu parecer favorável às cotas.

Último a votar, Ayres Britto afirmou que quem não sofre preconceito por causa da cor da pele tem uma "vantagem competitiva". “Aquele que sofre preconceito internaliza a ideia de que a sociedade o vê como um desigual, por baixo. E o preconceito quando se generaliza e persiste no tempo, se alonga, como é o caso doBrasil, ele vai fazer parte das relações sociais de base, que são aquelas relações sociais que definem o perfil de uma sociedade.”

(...) Para Cezar Peluso, as políticas de ações afirmativas precisam ser aplicadas de olho no futuro. "Essas políticas públicas estão voltadas ao futuro. Elas não compensam [atitudes anteriores]. Elas estão atuando sobre a realidade de uma injustiça", afirmou.
[UOLNotícias]
O grande erro das cotas
(...) O Brasil tem hoje 2 341 instituições de ensino superior, públicas e privadas. Desse total, apenas 59 serão afetadas pela Lei de Cotas – além das federais, o projeto inclui alguns cursos técnicos de ensino médio e profissionalizantes ligados ao Ministério da Educação.

Em termos absolutos, é bem pouco. Ocorre que, juntamente com as universidades públicasestaduais, as universidades federais são a mais importante usina de descobertas científicas, conhecimento e pesquisa do Brasil. Vêm delas, por exemplo, 86% dos artigos científicos publicados internacionalmente, segundo dados recentes.

(...) Agora, a Lei de Cotas poderá desviar esse curso. Em vez de ir para os alunos mais preparados, quase sempre egressos de escolas particulares, metade dasvagas caberá aos menos preparados, vindos do deficiente ensino público.A Lei de Cotas, tal como foi enviada para a sanção de Dilma Rousseff, não é ruim apenas porque põe em risco a produção de conhecimento no país e atropela a meritocracia. Ela é ruim também porque mascara e força a perpetuação de um dos problemas mais graves da educação no Brasil: a péssima qualidade das escolas públicas do ensinomédio e fundamental. “Se tivéssemos um ensino básico decente, esses alunos conseguiriam competir de igual para igual com os alunos das particulares. Mas é claro que é mais fácil criar cotas do que investir na base”, afirma o economista Claudio de Moura Castro, especialista em educação e articulista de Veja.

(...) O próprio governo parece reconhecer, ainda que implicitamente, o risco que a nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • redaçoes
  • Redações
  • Redações
  • Redações
  • Redaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!