Proposta pedagogica para educação infantil

Páginas: 12 (2844 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA


















ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL























BELÉM – PARÁ
2013

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA


EDSON DOS SANTOS FERNANDES


DULCINEIA DE SOUZA MOURA


DIRCELENE REIS ELLERES


LUZINES DE JESUS COSTA FERREIRA


RAIMUNDO JUCELINO RIBEIRO SILVA


ROSITANE CARDOSO BARBOSA.


SALUMITA DE SOUZALIMA,


VERA LUCIA CARDOSO BARBOSA








ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL







Trabalho apresentado como requisito avaliativo da Disciplina Metodologia da Educação Infantil, orientada pela Profª. Maria da Conceição.








BELÉM – PARÁ
2013
ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO
DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃOINFANTIL


1. O DOCUMENTO E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO 2,0 pts


a) Seus autores

Os profissionais que fazem a complementação: Edson dos Santos Fernandes, Dulcineia de Souza Moura, Dircelene Reis Elleres, Luzines de Jesus Costa Ferreira, Raimundo Juscelino Ribeiro Silva, Salumita de Souza Lima, Vera Lucia Cardoso Barbosa, Rositane Cardoso Barbosa.
Este documento sintetiza o trabalhodesenvolvido neste estabelecimento de ensino que está em consonância com os as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

b) Objetivos

GERAL – Desenvolver a formação integral de todos os setores da personalidade humana, preparando o aluno para a vida social, familiar e profissional tendo por finalidade a formação de uma pessoa segura de si mesma, capaz de dialogar com ummundo pluralista, conservando seu patrimônio humano e enriquecendo-o em sua evolução pessoal.
c) A quem se destina
A clientela a que se destina, é composta por crianças de diferentes níveis e com histórias de vida as mais diversas. A mesma está inserida num contexto em que os mesmos, por vários motivos, não tem os a seus representantes presentes no seu dia-a-dia ou até mesmo não os têm presentes emsuas vidas, acarretando com isso dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Muitas dessas crianças ao saírem das Creches ficam com parentes, amigos ou vizinhos, sem ter o acompanhamento e educação familiar adequada e nem os pré-requisitos essenciais para seu desempenho escolar e social como ser humano.
Essa desestruturação familiar verificada em nossa comunidade escolar tem como fatorespreponderantes: o desemprego, a baixa renda familiar, pais separados, violência doméstica, alcoolismo, etc. (diagnóstico escolar). Diante disso, a escola se torna o espaço necessário para agregar essas crianças.
Devido a grande procura pela modalidade de educação infantil e em decorrência da localização privilegiada, foi escolhida para atender crianças de 04 e 05 anos.

d) História da elaboração daproposta
Entender que a localidade necessita de uma educação melhor observou-se que os moradores e seus filhos precisam aprender ler, escrever e se desenvolver plenamente como cidadão, sendo que a aprendizagem transcende a mera decodificação, visto que é no mundo escrito e lido que se arquiva o saber acumulado pela humanidade. Então parece acertado refletir sobre a apropriação deste saber, osentido das coisas é construído pela sociedade, o verdadeiro significado do mundo só existirá para o individuo a partir do processo de elaboração deste. Isto quer dizer que o sentido só se efetiva na construção do significado por parte de cada pessoa.
A partir destas considerações, foi que se percebeu então, a clareza que as finalidades educativas traçadas nesta proposta curricular seja viva, podendoacontecer em diferentes lugares não só na localidade citada e todas com suas especificidades, históricas, culturais, necessidades vivenciais, e ainda, longe de uma ideia de pré-escola tradicional, com o objetivo de preparação para a escola do ensino fundamental.

Diagnóstico da situação da educação infantil na localidade

A clientela escolar da localidade é caracterizada, na sua grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proposta pedagogica educação infantil
  • A proposta pedagógica e o currículo na educação infantil
  • A RELAÇÃO ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E A AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Intervenção pedagógica na educação infantil
  • Proposta de atividade para Educação Infantil.
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • propostas das instituiçoes de educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!