Proposta pedagogica educação infantil

Páginas: 44 (10870 palavras) Publicado: 24 de maio de 2012
EDUCAÇÃO INFANTIL

























REDENÇÃO – PA
2010



Introdução

Atendendo às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que estabelece, pela primeira vez na história de nosso país, que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolasna busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, tanto creches quanto pré-escolas têm uma responsabilidade para com as crianças pequenas, seu desenvolvimento e sua aprendizagem, o que requer um trabalho intencional e de qualidade. O planejamento educativo e seu registro fazem-se necessário quando se busca um trabalhopedagógico significativo e transformador. A construção da referida proposta Pedagógica partiu de um repensar sobre a prática educativa desenvolvida, buscando um embasamento teórico e um planejamento da ação educativa. Procuramos analisar a especificidades da Educação Infantil, que atende famílias de diferentes classes sociais, a partir de um trabalho que contou com a participação da comunidadeescolar infantil: professores e técnicos da rede Municipal de Redenção –PA.
Através da construção desta proposta buscamos desenvolver uma identidade própria baseada numa concepção pedagógica consistente e participativa. A Educação Infantil deve contribuir firmemente para que a infância seja vivida de forma intensa e prazerosa no presente, deve considerar a criança, centro do planejamento curricular, ésujeito histórico e de direitos, que através das relações e práticas cotidianas, constrói sua identidade pessoal e coletiva, constitui valores, conhecimentos e significados, desenvolvendo sua singularidade e pluralidade, lembrando que isso se dá a partir e nas relações que estabelece com o seu ambiente físico e social, a creche e a pré-escola podem e devem fornecer elementos para enriquecer esseprocesso.
Entendemos a Educação Infantil como um espaço onde a criança possa desenvolver-se através de um processo rico em interações e construção de conhecimentos significativos, exercendo a cidadania desde a infância. As informações às quais a criança tem acesso através das diversas áreas do conhecimento também são instrumentos para que ela entenda melhor não só o mundo em que vive, mastambém entenda melhor a si mesma e as suas relações com esse mundo.
As aprendizagens ampliam as possibilidades de desenvolvimento da criança. Nesse sentido, é bom lembrar que a criança participa de um determinado contexto cultural e social, num determinado momento histórico. Esse contexto marca a sua vida, influencia o seu destino. Também precisam ser consideradas as peculiaridades inerentes aessa etapa da vida. É imprescindível estar atento às formas próprias com as quais as crianças entram em contato com o mundo, se relacionam, lidam com o conhecimento, com a moralidade, com a sexualidade etc. As necessidades, possibilidades e interesses dos grupos e de cada criança devem ser o ponto de partida do amplo cardápio a lhes ser oferecido, precisa ser tratada numa atmosfera de respeito eacolhida às diferenças (raça, credo, etnia, ritmos, condições sócio-econômicas, características físicas e mentais). Trata-se de um grande desafio a todos que trabalham com a criança e sua família.
Uma das peculiaridades da educação infantil é que nessa etapa de vida das crianças a relação estreita e positiva entre a escola e as famílias assume maior importância e quase que se confunde com otrabalho com as crianças, pois precisa ser nele incluído. Portanto, a proposta pedagógica de cada entidade deve estar sintonizada com as características e atender às necessidades da comunidade em que ela está inserida. Nesse sentido, é preciso rediscutir o conceito de família, pois a existência de múltiplas formas de organização familiar tem que ser considerada e respeitada. Também é preciso valorizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A proposta pedagógica e o currículo na educação infantil
  • A RELAÇÃO ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E A AUTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Intervenção pedagógica na educação infantil
  • Proposta de atividade para Educação Infantil.
  • Praticas pedagogicas na educação infantil
  • propostas das instituiçoes de educação infantil
  • Prática pedagógica na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!