PROPOSTA PEDAG GICA LPT 2

2008 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE

PROPOSTA PEDAGÓGIA
PARA SE TRABALHAR CRÔNICA

NOVEMBRO/ 2014
SÃO PAULO

COMPONENTES DO GRUPO:

PROPOSTA PEDAGÓGIA
PARA SE TRABALHAR CRÔNICA

Proposta pedagógica elaborada para o texto Pechada, do conceituado autor Luís Fernando Veríssimo, apresentada a disciplina de Leitura e Produção
Textual, ministrada pela professora
, no curso de pedagogia.

NOVEMBRO/ 2014
SÃO PAULO

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma proposta pedagógica, voltada para o ensino fundamental I, para os alunos do 5º ano. Para a elaboração da proposta pedagógica, o texto escolhido foi “Pechada” de Luis Fernando Veríssimo, que trás como tema uma realidade constante nas escolas: o convívio com as diferenças.

“Gente que diz que não curte ler.
Esquisito mesmo. Sei lá, nesses casos, sempre acho que é como se a pessoa estivesse dizendo que não curte namorar. Talvez nunca tenha tido a chance de descobrir como é gostoso.”
(MACHADO, Ana Maria- Comédias para se ler na Escola. 2001, P.09)

ÍNDICE
ÍNDICE

CRÔNICAS
GÊNEROS DE CRÔNICAS

O AUTOR: LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
BIOGRAFIA
PREMIAÇÕES
PRINCIPAIS OBRAS

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DESENVOLVIMENTO

REFERÊNCIAS

CRÔNICA
Crônicas são textos com historias curtas que seguem uma ordem cronológica. São textos fáceis, divertidos, variados e escritos em linguagem clara. Ás bases desses textos são os fatos do cotidiano, e por esse motivo a leitura torna-se agradável para o leitor, pois ele interage com os acontecimentos e se identifica com as ações das personagens.
A Crônica é o tipo de texto que está presente em jornais, revistas e livros, por isso é de fácil acesso á qualquer publico, e atrai a atenção, por geralmente utilizar a primeira pessoa e tratar de fatos íntimos. Faz uso da sátira, da ironia e da linguagem coloquial.
O Brasil possui grandes cronistas, tais como: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo,

Relacionados

  • 1400273743896
    119971 palavras | 480 páginas