Proposta metodol gica relat rio FAPESB

8692 palavras 35 páginas
ANEXO 1:

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE ADAPTAÇÃO BIOLÓGICA E DA TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL

I. APRESENTAÇÃO:

Será descrita uma proposta pedagógica para o ensino da teoria da evolução por seleção natural como modelo explicativo para mudanças evolutivas, tendo como base a abordagem do conceito darwinista de adaptação.
A adaptação biológica é um dos fenômenos evolutivos mais conspícuos e admiráveis do mundo vivo, para o qual as ciências naturais vêm propondo explicações desde o século XVII. Um dos grandes desafios de Darwin foi tratar a adaptação como uma conseqüência da seleção natural. Desde os anos 1940, tornou-se dominante entre os evolucionistas a idéia de que as adaptações resultam da seleção natural (Mayr, 1988, p. 133), o que colocou o fenômeno da adaptação no centro da biologia evolutiva moderna (Amundson, 1996). Justifica-se, assim, a escolha de iniciar o ensino de evolução, especificamente a apresentação da teoria da seleção natural, através da abordagem do conceito darwinista de adaptação.

No domínio da cultura geral, são encontradas diferentes explicações para os fenômenos da adaptação. Diante da suposta “harmonia do mundo vivo”, demonstrada pelo aparente ajuste entre estruturas anatômicas e a função que desempenham, ou entre a estrutura corporal de certos organismos e seu nicho ecológico, as pessoas podem recorrer a explicações propostas a partir de diferentes perspectivas: criacionista; teleológica – pode ser uma teleologia interna, sem implicar em agente externo; funcionalista – a função de um traço já é suficiente para explicar sua origem; ou darwinista.
Na perspectiva da concepção de aprendizagem que estamos adotando, o modelo de mudança de perfis conceituais (Mortimer, 1994; 2000), o que se espera em termos de evolução conceitual, no ensino da evolução biológica, é que os alunos que chegam à sala de aula com explicações teleológicas e funcionalistas acerca das adaptações, ao longo do processo de ensino e

Relacionados