Proposta de P+L Acebras Acetatos Brasil

1324 palavras 6 páginas
PROPOSTA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
P+L

IAT - INSTITUTO DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNOLOGICO

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Piracicaba, 2013

Guilherme Barbosa
Suellen Costa

Empresa/Entidade: Acebras Acetatos Brasil

Atividade Principal: Fabricação de tintas e vernizes

Porte da empresa e Mercado de Atuação: Empresa de pequeno porte, com atuação no mercado nacional.

Principais Produtos e Produção média: Os principais produtos são primers, fundos, vernizes, lacas, esmaltes, tingidores, catalisadores, solventes e outros. Com produção média de cerca de 150 toneladas ao mês.

Município: Piracicaba - São Paulo

Identificação da oportunidade: Verificou-se um alto número de cargas fracionadas que são entregues todos os dias. Isso por que muitas vezes o pedido do cliente não está finalizado e completo no prazo da saída do veículo para determinada região, sendo assim o veiculo sai com a carga fracionada e posteriormente tem que retornar para entregar o que faltou. Os motivos são a falta de matéria prima para fabricação do que foi solicitado ou porque o pedido foi feito sem antecipação mínima exigida e mesmo assim a diretoria autoriza o transporte. Desta forma, são realizadas viagens extras à determinado cliente ou região, e também fretes extras com transportadoras contratadas. A empresa realiza mensalmente cerca de 80 viagens mensais para quatro diferentes regiões principais, sendo elas Ubá/MG, Dois Córregos/SP, São Paulo/SP e Votuporanga/SP. Cerca de 30 fretes mensais são feitos com transportadoras contratadas, e 30 fretes com frota própria. Em ambos os fretes, saem em média 20 cargas fracionadas, por conta do mal planejamento de compra de matéria prima e por atender os pedidos esporádicos.
Analisando estes fatos, observou-se a possibilidade de reduzir 20 fretes extras, sem comprometer o atendimento ao cliente e o faturamento, comprando certa quantidade de matéria prima necessária mensalmente

Relacionados

  • Quimica Verde Na Industria De Construcao
    39930 palavras | 160 páginas