Proposta de restauração da mata ciliar na bacia hidrográfica do córrego do mineirinho.

Páginas: 20 (4775 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
TÍTULO DO PROJETO

Proposta de Restauração da Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho.

AUTORES

Maurício Campagnolli – maucampagnolli@hotmail.com

Rodrigo Batista de Freitas – rodrigo_lp16@hotmail.com

INSTITUIÇÃO

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental

OBJETIVO PRINCIPAL

Identificar os Usos eOcupações do solo dentro da Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho, de forma a propor soluções de restauração de mata ciliar em áreas de Preservação Permanente (APPs), para reverter a sua degradação.

PROBLEMÁTICA ABORDADA

A região de mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho em desacordo com a legislação vigente.

1 - INTRODUÇÃO

A crescente expansão das áreas agrícolasrumo às florestas, a retirada de madeira e de outros produtos naturais e a urbanização rápida representam ações antrópicas que buscam no atual contexto o “desenvolvimento para uma melhor condição de vida”. Essas ações, entretanto, não podem ter um melhor futuro como objetivo, se considerarmos que elas próprias são uma ameaça ao futuro dos recursos dados pela natureza se feitas de modo inconsciente,como a maioria o é. (MOREIRA, 2010).

Com a devastação de áreas naturais, com a erosão dos solos, desgaste de nutrientes (solos empobrecidos e improdutivos), assoreamento dos cursos d’ água, de extinção de fauna e flora local, do aumento de inundações e resíduos despejados nos corpos hídricos, os impactos nesse compartimento acabaram se tornando inevitáveis.

Apesar da relevância das matasciliares, este recurso vem sendo degradado e perturbado. Mesmo protegidas por lei, as matas ciliares vêm sendo destruídas por meio das ações antrópicas (madeireiros, agricultores, pecuaristas, indústrias) que as desmatam para a utilização da madeira, queimam para a geração de energia, implantam roças e pastagens além do avanço urbano. (COSTA; MENDES, 2006).

As matas ciliares servem como retençãopara defensivos agrícolas (agrotóxicos), dificulta o acesso antrópico na região e auxilia nos processos ecológicos naturais da fauna e flora local. Visto que sua degradação só vem aumentando, a importância da preservação das matas ciliares foi tomada como um aspecto ambiental importante a ser considerado e a criação de leis foram realizadas de modo a mitigar e controlar esse problema. Alegislação definiu quais seriam as áreas relevantes a conservação, nas quais as atividades antrópicas não poderiam agir livremente. As Áreas de Preservação Permanentes (APPs) é o nome dessa região que abrange o entorno dos corpos hídricos, e que devem estar com sua mata ciliar preservada.

Com a imposição de leis no intuito de proteger a integridade das APPs, era de se esperar que fossem desenvolvidométodos de preservação que fossem realmente eficientes, porém, no cenário atual em que vivemos não é exatamente isso que vem ocorrendo. Apesar da criação das leis defendendo o meio ambiente, a urbanização desenfreada e pouco planejada no âmbito de uso e ocupação do solo, a falta de fiscalização, as obras já levantadas que infrigem a lei, entre diversos equivocos que a intervenção antrópica realiza emáreas naturais importantes, tais como as APPs, fica claro o quanto é notável que ainda vivemos em um cenário de pouca preocupação com aspectos ambientais importantes, que inclusive, podem afetar diretamente a saúde da população.

O município de São Carlos – SP, assim como diversos outros, não escapa dessa ocupação inadequada das Áreas de Preservação Permanente, além da urbanização não planejada,ela continua ocorrendo e cada vez mais prejudicando as matas ciliares.

A Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho localiza-se no vetor de crescimento da cidade, com áreas que variam desde comunidades mais rústica até áreas de melhores padrões (condomínios), ela também engloba o campus 2 da Universidade de São Paulo (USP). É notável a percepção de que há diversas áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LEVANTAMENTO DA MATA CILIAR DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
  • Restauração Mata Ciliar
  • Modelos de restauração de matas ciliares
  • Restauração de Matas Ciliares do Rio Mearim
  • Bacia hidrográfica
  • ANÁLISE AMBIENTAL: QUALIDADE DA VEGETAÇÃO RIPÁRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO CÓRREGO DA “MATA DO...
  • Mata ciliar
  • Mata ciliar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!