Proposta de reformulação de informática educativa no colégio estadual professor firmo nunes de oliveira - (cepfno)

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
MAIO/2010



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CAMPUS DE JEQUIÉ



PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FIRMO NUNES DE OLIVEIRA - (CEPFNO)


SELMA DE OLIVEIRA SOGLIA







JEQUIÉ
MAIO/2010


SELMA DE OLIVEIRA SOGLIA








PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR FIRMONUNES DE OLIVEIRA - (CEPFNO)






Projeto apresentado ao professor José Carlos Martins Oliveira para fins avaliativos da disciplina Pesquisa em Prática Docente do Curso Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.


JEQUIÉ
MAIO/2010
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVO GERAL
3.1.OBJETIVO ESPECÍFICO
4.
5. DIAGNÓSTICO TECNOLÓGICO6. PLANOS DE AÇÕES

















1. INTRODUÇÃO
A tecnologia está presente em quase todos os lugares, fazendo parte de nossas vidas, intensificado a sua presença nos meios de comunicação e permitindo uma maior compreensão do universo do qual fazemos parte. Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social. Todas as áreas vão fazendo usodeste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional.
Na educação não seria diferente, as escolas vem adotando essa tecnologia de modo bastante significativo para o processo ensino-aprendizagem e cognitivo dos alunos. A manipulação dos computadores, tratamento, armazenamento e processamento dos dados estãorelacionados com a idéia de informática. O termo informática vem da aglutinação dos vocábulos informação + automática. Buscando um sentido léxico, pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivosprogramas.” (LUFT, 2006:365).
Para Tajra (2004, p.49), estudiosa do assunto, refere-se ao computador como uma máquina que possibilita a interatividade em tempo real. O conceito básico de diferenciação dessa máquina em relação às demais, também, se dá por conta do seu próprio sistema de funcionamento: entrada, processamento e saída de informações – sistema do qual nenhuma outra máquina dispõe.Ainda, segundo Tajra (2004), o computador possibilita acessar a internet e ao mesmo tempo ouvir rádio, a partir do “real áudio”; pode-se inserir nas apresentações fotos e filmagens que são produzidos com a máquina fotográfica e a filmadora; os retro projetores tomam uma nova forma, passando para os “data-show”; para acessar a televisão pelo computador, basta ter o Aver TV; pode-se conversar compessoas distantes, utilizando o microfone do computador. Enfim, o computador funciona como um grande aglutinador das várias tecnologias existentes.
Embora seja um instrumento fabuloso devido a sua grande capacidade de armazenamento de dados e a facilidade na sua manipulação não se pode esquecer que este equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante que se lance sobre omesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso. O mesmo só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever, de entretenimento, de armazenagem de dados. Urge usá-lo como tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica,como auxiliadora de professores e alunos, para uma aprendizagem mais consistente, não perdendo de vista que o computador deve ter um uso adequado e significativo, pois Informática Educativa nada tem a ver com aulas de computação. Tajra esclarece muito bem sua opinião quando diz:
“Até pouco tempo, muitas escolas estavam utilizando os ambientes de informática como uma estratégia de marketing, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA VIA WEB: Uma Análise e proposta de novas...
  • Proposta Educativa
  • Proposta educativa
  • Informática educativa
  • Informática educativa
  • informatica educativa
  • Informática educativa
  • INFORMÁTICA EDUCATIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!