PROPOSTA DE MARKETING PARA AS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS

2144 palavras 9 páginas
PROPOSTA DE MARKETING
PARA AS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS

1. A identificação e o despertar de consciência para a realidade administrativa: 1.1. Analisar os ambientes Interno e Externo:
1.2.

a) Rever ou elaborar um REGIMENTO INTERNO da organização. Este documento é o detalhamento do estatuto da federação. É um documento específico e temporário. Constitui uma definição analítica das linhas gerais de ação estratégica estabelecida, da política traçada e das normas que orientam os dirigentes e funcionários, sendo uma consolidação dos procedimentos esperados dos agentes executores. É um instrumento de trabalho, e deve ser detalhista a ponto de não precisar ter orientação ou explicação de ninguém. Serve como base, paraelaboração do manual da organização;

b) Elaborar o MANUAL DA ORGANIZAÇÃO. Este documento consiste numa descrição analítica dos instrumentos de trabalho, especialmente das rotinas e tarefas à serem cumpridas por cada membro da organização; normalmente divide-se em:

Estrutura básica:

Cita o fluxograma e estabelece normas de relacionamento, reuniões periódicas, atribuições de cada setor;

Sistemas, Processos e métodos:
Fala da ligação de todos os setores; Define a forma de fazer de cada setor, sob a ótica de eficácia e satisfação dos clientes.

Pessoal:
Detalha o procedimento ( atribuições e responsabilidades ) de todo o pessoal: do dirigente maior ao mais simples funcionário;

c) Simplificar a tramitação do fluxo de decisões, através de um organograma objetivo, por processos, onde os cargos e funções não sejam quiméricos e sim em condições de prática eficaz.

d) Adotar perguntas facilitadoras:
1. O que é, hoje, a federação?
2. Do jeito que está funcionando, qual o seu futuro?
3. É para lá que estão querendo ir?
4. Quem são os clientes da federação?
5. Quem deveria ser cliente da federação, e ainda não é?

6. Onde estão os clientes da federação? O que é importante para sua participação?

7. O que pensam estes clientes?

Relacionados