Proposta de intervenção - A identificação de alunos com altas habilidades

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DA UAB
PROFESSORA: HELENA ROCHA















PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Juliana Albuquerque Sardo




















Belém-PA
2009

Tema: Altas Habilidades/Superdotação e a Inclusão Escolar

Título: A identificação de alunos com altashabilidades/Superdotação

Justificativa: Consta da Declaração de Salamanca, entre outros, que:

“...cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios”;
“os sistemas educativos devem ser projetados e os programas ampliados de modo que tenham em vista toda gama dessas diferentes características e necessidades”;
“os programas de estudo devem seradaptados às necessidades das crianças e não o contrário, sendo que as que apresentam necessidades educativas especiais devem receber apoio adicional no programa regular de estudos, ao invés de seguir um programa de estudo diferente”;
“os administradores e os orientadores de estabelecimentos escolares devem ser convidados a criar procedimentos mais flexíveis de gestão, a remanejar recursospedagógicos, diversificar as ações educativas, estabelecer relações com pais e a comunidade”;
“o corpo docente, e não cada professor, deverá partilhar a responsabilidade do ensino ministrado à criança com necessidades especiais”.

Sendo assim, faz-se necessário que os educadores conheçam as peculiaridades de cada alunos,neste caso, que eles identifiquem seus alunos com altashabilidades/superdotação para que possa se pensar em um projeto político-pedagógico eficaz para melhor aproveitar as aptidões e trabalhar as possíveis deficiências desses alunos.

Problema,Hipóteses e Quetões Norteadoras:

Uma constante preocupação para os educadores é a presença, em sala de aula, de crianças com características fora do padrão da classe.
Quase sempre é um desafio para o professortrabalhar com esta criança.O professor logo percebe quando o aluno apresenta um rendimento abaixo da média da classe e, as ações para este fim são hoje bem divulgadas no ambiente escolar, havendo um certo consenso de que esta criança precisa de um atendimento extra ou de estratégias de ensino especiais que favoreçam o seu desenvolvimento.
Porém, alunos que apresentam um desempenho acima da média,se sobressaem em alguma área, têm uma grande motivação ou interesse, são criativos ou possuem habilidades de liderança, esses alunos, na maioria das vezes têm apenas o reconhecimento de “que é um ótimo aluno”, além de alguns mitos como a certeza de que este aluno terá um futuro brilhante (Alencar e Fleith, 2001).
Neste sentido, a educação inclusiva está direcionada e preocupada com asdiferenças individuais que se encontram no ambiente educacional, entendendo esta como uma construção pessoal e intransferível. Rodrigues (2006,p. 305), coloca que “a diferença é, antes de mais nada, uma construção socialhistórica e culturalmente situada”. A educação dá atenção a estes alunos, cada qual com suas especificidades e vivências, e tem por intuito oportunizar alternativas para consolidar suaformação e sua aprendizagem. Cada qual traz consigo experiências, formas de compreensão, dificuldades e capacidades que precisam ser levadas em consideração no ato educativo.

Objetivos

Geral: Disseminar a política de inclusão e apoiar o processo de construção e implementação de sistemas educacionais inclusivos.

Específico: Atender os alunos com altas habilidades/Superdotação, visandodesenvolver as potencialidades dos educandos

Revisão da Bibliografia/Referencial Teórico:

Para a realização dessa proposta de intervenção Utiliza-se como aporte teórico Gardner (1995), Renzulli (2004), Pérez (2004), Virgolim (2007), Vieira (2005), entre outros autores que auxiliam na discussão desta problemática. As considerações feitas a respeito das altas habilidades evidenciam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES
  • Projetos para alunos com Altas Habilidades
  • A INTERAÇÃO PESQUISADOR-PROFESSOR NA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS...
  • Relatório sobre alunos com altas habilidades
  • PERFIL DO PROFESSOR FRENTE AS ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS
  • O atendimento aos alunos com altas habilidades no municipio de Abaetetuba
  • Processo de inclusão de alunos com altas habilidades e superdotação
  • O professor como mediador junto ao aluno com Altas Habilidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!