Proposta da construção de um pensamento gerencial focando a aplicação de ferramentas de gestão na busca de eficiência organizacional

Páginas: 11 (2677 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
PROPOSTA DA CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GERENCIAL FOCANDO A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO NA BUSCA DE EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL

“O homem moderno está inserido na chamada ‘sociedade da informação’, em que se exige um conhecimento mínimo em informática, sendo este um dos critérios necessários para que as pessoas sejam cidadãos de fato.” (Takahashi, 2000)

RESUMO:
Este artigo abordará oplanejamento estratégico da Indústria 2007/2015, qualificando o processo de desenvolvimento que se deseja para o País. O plano está estruturado em três áreas, porém, o foco aqui será a área de sustenção tecno-pedagógico, infra-estrutural que tratará do processo de inclusão digital realizado pela rede SESI.
Parte da premissa de que o conjunto de competências, inclusive a digital é o que fará valero verdadeiro desenvolvimento sustentável.

ABSTRACT:
This article will approach the Industry Strategic Planning 2007/2015, qualifing the process of development that Brazil desire. The plan is structured in three areas, however, the focus here are the Tecno-Pedagogical Sustenction Area, infra-structural that will manage the process of Digital Inclusion realized by SESI.
Start by propositionthat competence group, include the digital is that will be sustent the real Sustainable Development.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento sustentável, capital humano, competências, construção do conhecimento.

1. INTRODUÇÃO

Os diversos segmentos que compõem a nação brasileira têm um desejo comum – fazer do Brasil um país competitivo, inserido na economia mundial e socialmente justo, capaz deincluir aqueles que se encontram à margem do desenvolvimento.
A educação como base do desenvolvimento sustenta-se principalmente na teoria do capital humano (Schultz), colocando uma nova perspectiva para as condições do crescimento econômico e social. De forma simplificada, a teoria do capital humano propõe que o conjunto de competências que as pessoas detêm, adquiridas através de processoseducativos, de treinamento ou de experiências, compõe um capital específico nas organizações. Esse capital, na sociedade do conhecimento, sobrepõe-se ao capital físico, antes considerado a variável principal do desenvolvimento econômico. Parte também da premissa de que investimentos no capital humano impactam a produtividade do fator trabalho e em conseqüência são determinantes do desenvolvimentoeconômico.
O conceito que sustenta as ações do SESI, assim como das demais instituições que integram o Sistema Indústria, é o do desenvolvimento sustentável, expresso no Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015, qualificando o processo de desenvolvimento que se deseja para o Pa´s.
A partir da metodologia Balanced Scorecard, o Mapa estabelece as bases do desenvolvimento e os processos e atividadesnecessários para se alcançar a visão do desenvolvimento sustentável para a indústria e o Brasil. A visão que orienta o Mapa é a do desenvolvimento sustentável, cujas bases são liderança empresarial, educação e saúde.
No campo educacional, o conceito de desenvolvimento sustentável ganha destaque a partir da instituição pela ONU da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável2005-2014. A Resolução foi adotada, à medida que os estados-membros da ONU consideram “a educação como chave – condição sine qua non – para o desenvolvimento sustentável”.
A educação para o desenvolvimento sustentável se fundamenta na premissa de que todos os indivíduos dependem de um conjunto de competências básicas sobre as quais se sustenta a possibilidade de desenvolvimento das demaiscompetências.
As competências básicas estão relacionadas à capacidade de comunicação oral e escrita e nos demais códigos (inclusive o digital), ao raciocínio lógico matemático e à interação social e com o meio físico. Estas competências são desenvolvidas na educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e médio.
Portanto, a educação básica de qualidade para todos é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A busca da eficiência na administração pública focando as pessoas
  • GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO COM A APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Aplicação de ferramentas da gestão da qualidade e
  • CONTROLE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
  • Gestão empreendedora: ferramentas gerenciais
  • A gestão do conhecimento como ferramenta para a construção da memória organizacional: uma nova visão da geração do...
  • FERRAMENTAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL E SUAS APLICAÇÕES
  • A GESTÃO DE PESSOAS COMO FERRAMENTA ORGANIZACIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!