Proposições centrais do texto “inacabamento final”

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
TOMANDO POR BASE AS PROPOSIÇÕES CENTRAIS DO TEXTO “INACABAMENTO FINAL” ANALISE OS INDICADOES ABAIXO RELACIONADOS:

a. A IDÉIA DE CONSCIÊNCIA
Podemos observar que de acordo com Morin a idéia de consciência está ligada ao erro, a verdade. O autor afirma ser a consciência responsável por levar o problema da verdade a um nível mais complexo, recorrendo “à prática, à experiência, à natureza,à sociedade, para se autoverificar”.
Vemos a consciência, no cenário de evolução biológica e cultural humana, ampliando os processos comportamentais e decisórios (aptidões), contribuindo no desenvolvimento de competências.
Vale também, ressaltar, de acordo com o texto, que “quanto maior for a complexificação social, mais a consciência será (é) necessária”.
Segundo o texto, a consciênciaaparece quando o objeto em questão percebe sua existência, ou seja, quando o ser vivo (no caso o hominida) toma consciência de que existe, assim como o ambiente a sua volta. Ela é também o centro da atividade cerebral, onde as reflexões e idéias são elaboradas e aperfeiçoadas.
O texto caracteriza também a consciência como um fenômeno que busca a diferenciação entre real e imaginário, verdadee erro. E, devido à eterna incerteza da validade das mensagens captadas pela mente humana, pode-se caracterizá-la também por falsa consciência, pois toda verdade captada por ela inevitavelmente levará ao surgimento de uma nova série de erros a serem denunciados.

b. INDIVIDUALIDADE
O desenvolvimento da individualidade é apontado como uma brecha antropológica, ligado ao conhecimentoobjetivo/subjetivo da morte, que vem acompanhada de ligações ambíguas como a elucidação e o mito, a ansiedade e a segurança, o conhecimento objetivo e a subjetividade.
O autor destaca a necessidade da presença pessoal, da individualidade, para a manutenção de ligações afetivas e na capacidade de manter os relacionamentos (intersubjetividade) após e além da morte.
De acordo com o texto, odesenvolvimento da individualidade ocorre a a partir do momento em que o hominida desenvolve a consciência, ou seja, quando ele começa a perceber e compreender seus companheiros, e eventualmente cria-se uma intensa e subjetiva afeição entre os membros da sociedade.
O seu surgimento é evidenciado pelas sepultuturas neandertalenses. Esses enterros, da forma como foram descobertos, sugerem uma preocupaçãocom o espírito do morto em questão, o que por sua vez indica a crença na imortalidade de suas almas (sugerindo indícios não só de preocupação com o indivíduo, mas também um princípio de crença religiosa).
É importante apontar que a morte para o sapiens, não é sentida apenas como perda, “é concebida como transformação de um estado em outro estado”.


c. BRECHA ANTROPOLÓGICA
Como apontadono item anterior a individualidade é apontada por Morin como uma brecha antropológica, e ressaltamos também a morte estar ligada a individualidade. O autor também explica que a recusa e rejeição da morte leva à tentativa de solucionar a morte, de vencê-la, por meio de mitos e magia.


d. MITO E MAGIA
Os mitos e magias estão relacionados à negação do homem à morte. Mesmo ciente de quesua sobrevivência obedece as leis naturais (como a morte), “o homem já desassociava, então, de fato, seu destino do destino natural”
“Por um lado, a palavra, o símbolo, a figuração vão reapresentar incessantemente, ao espírito, na sua própria ausência, os seres e as coisas do mundo exterior e, num certo sentido, esses seres e coisas ficam dotados, a partir de então, de um poder invasor. Poroutro lado, são as imagens mentais que invadem o mundo exterior. É nessa confusão e para vencer essa confusão que se constroem o mito e a magia, isto é, uma organização ideológica e prática da ligação imaginária com o mundo”.
“A partir de então, mitologia e magia serão complementares e estarão associados a todas as coisas humanas, até mesmo as mais biológicas (morte, nascimento) ou as mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Final Texto Final
  • Texto final
  • TEXTO FINAL
  • Texto Final
  • Texto Final
  • Tcc texto final
  • TEXTO COMPLETO SOBRADINHO FINAL
  • Texto Final Etapa 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!