Proposição para redução do lead time na cadeia internacional de atendimento da arábia saudita

Páginas: 27 (6626 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

PROPOSIÇÃO PARA REDUÇÃO DO LEAD TIME NA CADEIA INTERNACIONAL DE ATENDIMENTO DA ARÁBIA SAUDITA

Curitiba
2011
RESUMO

O objetivo do trabalho é demonstrar melhorias no atendimento de clientes da Arábia Saudita, partindo da redução de custos e de lead time da cadeia logística de uma empresa exportadora brasileira. No trabalho serão demonstrados os ganhos com aimplantação de ajustes na cadeia de distribuição nacional e no transporte internacional de uma empresa brasileira exportadora de carne in natura e produtos industrializados para o Oriente Médio.

Palavras-chave: Indústria de alimentos, lead time, custos, cliente, distribuição, entrega.

INTRODUÇÃO

É necessário para empresas em busca de expansão internacional o conhecimento das barreiras aserem transpostas para aumento de competitividade de seus produtos frente aos concorrentes, considerando soluções alternativas em ambientes não tradicionais. Embora os princípios logísticos sejam os mesmos dentro do país e também internacionalmente, os ambientes operacionais são mais complexos e caros nesse último caso, devido à distância, diversidade de cultura e demanda de clientes (BOWERSOX,2001).
No trabalho anterior, “Identificar oportunidades de redução do lead time na cadeia internacional para atendimento da Arábia Saudita”, foi apontado à Arábia Saudita, no Oriente Médio, como um mercado promissor para o consumo de produtos de carne in natura e industrializados à base de carne in natura fabricados por empresas brasileiras. Além disso, identificou-se que tais clientesvalorizam ter o produto recém-produzido, estando dispostos a pagar mais por esse bem. Identificou-se ainda haver oportunidade para melhorias na cadeia de distribuição nacional e no transporte internacional, reduzindo o tempo de cada processo e desta forma aproximando o momento de produção com a entrega do produto para o cliente. O objetivo do presente trabalho é aprofundar a análise desses processosdemonstrando quantitativamente os ganhos com a implantação de melhorias na cadeia logística de exportação de uma empresa brasileira para a Arábia Saudita (MUNIZ, et al. 2011).
As decisões geradas pela área de distribuição na cadeia nacional, ou seja, entre a produção nas unidades produtoras até a entrega do produto nos portos, utilizando ou não armazéns intermediários, exercerão impacto nolead time da cadeia de atendimento da Arábia Saudita e, portanto, serão fundamentais na análise do presente trabalho (KOBAYASHI, 2000).
O impacto que o transporte marítimo causa no serviço ao cliente é significativo, já que as principais exigências do mercado estão ligadas a pontualidade do serviço, além do próprio tempo de viagem. Os embarques para a Arábia Saudita são destinados a doisportos conforme a solicitação do cliente e o transit time dessas viagens variam conforme a companhia marítima contratada, sendo esta decisão, portanto, um fator de relevante análise no presente trabalho já que impactará no lead time da cadeia como um todo (FLEURY, 2000).

CRIANDO VALOR PARA O CLIENTE

Criar valor para o cliente é oferecer algo que ele queira, um benefício pelo qual eleesteja disposto a pagar, mesmo a um custo superior. Valor para o cliente é a diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios da compra e uso dos produtos e serviços e os custos em que eles incorrem para obtê-lo (CHURCHILL, 2000).
Os clientes compram com base no valor, ou seja, a diferença entre os benefícios e os custos percebidos de uma troca (CHURCHILL, 2000).|Valor para o cliente = benefícios percebidos – custos percebidos |

As opções podem ser produtos ou serviços usados atualmente ou anteriormente. Os clientes podem perceber que a compra de um produto novo no mercado pode resolver um problema ou melhorar sua situação. No caso do Oriente Médio, por exemplo, devido à cultura muçulmana, os clientes não consomem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redução de lead times produtivos
  • Redução de lead time
  • Direito internacional privado na arabia saudita
  • Arábia Saudita
  • Arabia Saudita
  • Arábia saudita
  • Arábia Saudita
  • Árabia saudita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!