PROPORÇÃO ÁUREA NO PROCESSO CRIATIVO

1605 palavras 7 páginas
DESIGN GRÁFICO

PROPORÇÃO ÁUREA NO PROCESSO CRIATIVO

APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA CONTRIBUI PARA O PROCESSO CRIATIVO EM PROJETOS GRÁFICOS

Trabalho apresentado para Avaliação de Prática Supervisionada, da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa do curso de Design Gráfico, da Faculdade América Latina.

CAXIAS DO SUL
2012
INTRODUÇÃO

O homem sempre teve necessidade de estar ligado a crenças divinas e de buscar as origens do Universo, tentando encontrar aí suas próprias raízes. Através da proporção áurea o homem pode representar a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas. A seguir mostraremos como a divina proporção pode favorecer a harmonia nos projetos gráficos e no processo criativo.
HIPÓTESES
A proporção áurea favorece a harmonia dos projetos gráficos.
A proporção áurea melhora a distribuição de imagens em layouts gráficos.
A proporção áurea cria uma relação entre o layout gráfico com elementos da natureza que possuem a divina proporção.

SEQUÊNCIA FIBONACCI

O matemático Leonardo Pisa, conhecido como Fibonacci, propôs no século XIII, uma seqüência numérica: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …)
Essa seqüência tem formação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores: (1+1=2, 2+1=3, 3+2=5, ...)
Desde o século XIII, muitos matemáticos, além do próprio Fibonacci, dedicaram-se ao estudo da seqüência que foi proposta, e foram encontradas inúmeras aplicações para ela no desenvolvimento de modelos explicativos de fenômenos naturais.
A partir de dois quadrados de lado 1, podemos obter um retângulo de lados 2 e 1. se adicionarmos a esse retângulo um quadrado de lado 2, obtemos um novo retângulo 3×2. Se adicionarmos agora um quadrado de lado 3, obtemos um retângulo 5×3. Observe a figura a seguir e veja que os lados dos quadrados que adicionamos para determinar os retângulos formam a seqüência de Fibonacci.

Se utilizarmos um compasso e

Relacionados