propagandas

Páginas: 19 (4593 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIS – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS

BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

HELENA NABAK ACERBI
JOSIMARA DE MELLO
LENNON FERREIRA
PATRICK FLAUSINO
PRISCILA LEMES MARQUES
RAFAEL MARIANO RODRIGUES


















MARCAS: Categorias e Destaques






















Varginha – MG
2013
Marca e Boicote – Nike

A empresa tirou seu nomeda deusa grega da vitória, Nice. O chamado Swoosh, logotipo da marca, é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas 35 dólares à empresa. Seus principais rivais são a Adidas, Puma AG e a Reebok, que foi vendida para a Adidas. A sede da Nike fica em Beaverton, Oregon. A verdadeira empresa nasceu através de um treinador de atletismo universitário, Bill Bowerman, eseu sócio Phil Knight, que efetuaram várias experiências com a torradeira elétrica na casa de Bill, usando materiais como cimento, borracha a fim de descobrir uma sola melhor adaptada ao desempenho desportivo e ao bem estar. Com resultados bastante satisfatórios, começaram a ser-lhe cobiçados cada vez mais e mais pares. Desta maneira se fez a Blue Ribon Sports, que mais tarde viria a se chamarSwoosh e depois Nike (inicialmente uma linha da marca Swoosh). Em 2003 a Nike adquire a Converse, famosa empresa por fabricar os notórios tênis Converse All Star. Em 23 de outubro de 2007, foi anunciada a compra da Umbro, sua grande concorrente, pelo valor de 582 milhões de dólares. A Nike é a líder mundial em vendas de material esportivo e na Europa a segunda maior, perdendo apenas para a alemã Adidasem países como França,Espanha e Alemanha.
A Nike já foi criticada por explorar os trabalhadores em países como Indonésia, Paraguai, Índia, Turquia e México. A companhia é objeto de muitas críticas pelas condições de trabalho precárias e a exploração de mão de obra barata empregada em outros países sem legislação trabalhista adequada e com incentivos fiscais onde seus produtos sãomanufaturados. Fontes dessas críticas incluem o livro Sem Logo de Naomi Klein e os documentários de Michael Moore, Max Barry ironizou a reputação da companhia através de críticas em seu romance Eu S/A (Jennifer Government em inglês), na qual um executivo da Nike imoral é o vilão da história responsável pelo financiamento do golpe militar de 1964, no Brasil. Hoje, a empresa comunica suas medidas para monitorar,fiscalizar e qualificar o trabalho nas fábricas. Publicamente reconheceu os erros cometidos no passado e indica que esses escândalos foram responsáveis pela criação da sua plataforma de sustentabilidade, antes da maioria das empresas.
A empresa também enfrentou críticas quando pediu imunidade a um processo de propaganda enganosa na Califórnia baseado no fato de que ela gozava dos direitosda Primeira Emenda, como se a corporação fosse um ser humano. A disputa chegou até a Suprema Corte norte-americana (Nike v. Kasky), mas foi mandada de volta aos tribunais da Califórnia sem significativas resoluções e subsequentemente foi decidida fora do tribunal.
Em 2011 a Nike foi acusada por ativistas de comprar materiais de fornecedores que poluem os rios da China com resíduos químicos perigosos àsaúde humana e para o meio ambiente.



A marca se vê como líder mundial, concorrendo apenas com marcas que conseguem chegar à sua altura. Com uma categoria bem elevada, mantém seu trono pelo excelente marketing que conta com a ajuda de patrocínios e seu belo design, sendo uma marca de status.


Marca Verde – Ypê

A Química Amparo é uma empresa 100% brasileira. Em 6 de novembro de 1950,demos início às nossas atividades empresariais em Amparo, no  interior de São Paulo. Nessa comunidade, no caminho do “Circuito das Águas” paulista, começamos a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. Sob a liderança do fundador Waldyr Beira, nossa empresa se desenvolveu, ganhou o mercado nacional e também passou a exportar para outros países. Impulsionados pela busca permanente da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • propaganda
  • Propaganda
  • PROPAGANDA
  • Propaganda
  • propaganda
  • Propaganda
  • propagandas
  • Propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!