Propaganda política: de maquiavel a hitller

2825 palavras 12 páginas
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COM. SOCIAL COM HAB. EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PROPAGANDA POLÍTICA
PROFESSOR JOSÉ RIOS
VI SEMESTRE 2012.1
ANDRÉ VENTURA
BÁRBARA PEREIRA
JEANDERSON REIS
MARCELO PITOMBO
MARLAN CALHEIROS
NAIANNE MINISTRO
PAULO LISBOA
PROPAGANDA POLÍTICA: DE MAQUIAVEL A HITLER
Lauro de Freitas – BA.
2012

ANDRÉ VENTURA
BÁRBARA PEREIRA
JEANDERSON REIS
MARCELO PITOMBO
MARLAN CALHEIROS
NAIANNE MINISTRO
PAULO LISBOA
PROPAGANDA POLÍTICA: DE MAQUIAVEL A HITLER
Este é um trabalho de análise sobre as características das propagandas políticas praticadas desde o período medieval até os dias atuais. Faz parte da avaliação do VI semestre do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unime, referente à disciplina Propaganda Política, ministrada pelo professor José Rios.
Lauro de Freitas – BA.
2012
SUMÁRIO

Introdução 3
Nicolas Maquiavel 4
Luiz XIV – O Rei Sol 5
Vladimir Ilitch Lênin 9
Adolf Hitler 11
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

Ao longo de toda a história da humanidade, o homem sempre esteve inserido de diversas formas em relações de disputa e de poder. Em vários modelos de organizações sociais, é possível observar líderes e liderados. Essas relações ganharam, ao longo dos tempos, diferentes formas e importância de acordo com o contexto histórico de cada época. Grandes homens, desde os períodos da Grécia e Roma antiga, perceberam que poderiam impor suas ideias de diversas maneiras, tanto pela palavra quanto pela força. A propaganda política, amplamente utilizada nos tempos de hoje, faz-se um recurso indispensável para a conquista, manutenção e expansão do poder, desde muito tempo na história. De Maquiavel a Hitler.
Este trabalho pretende analisar, as características e os recursos presentes em diferentes períodos históricos, passando por grandes homens e suas

Relacionados