Propaganda ideológica

Páginas: 22 (5284 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
PROPAGANDA

“Comunicação deriva do latim comunnis que significa “comum” e pode, então, ser entendida como o processo de estabelecer o sentido comum ou uma unidade de pensamento entre um emissor e um receptor; ou seja, deve existir um relacionamento compartilhado entre ambos. Tanto o emissor como o receptor devem ser participantes ativos da mesma relação comunicativa, afim deque o pensamento seja transmitido e recebido. Nesse processo, o emissor (ou fonte) usa a codificação para traduzir o pensamento de forma simbólica: seleciona sinais específicos de uma variedade quase infinita de palavras, estrutura de frases, símbolos e elementos não verbais, para codificar uma mensagem que visa a comunicar-se de forma eficiente com o receptor” (COSTA, 2005, p. 32)


Destaforma, pode-se entender que comunicação é um processo onde o emissor transmite uma mensagem para que o receptor compreenda a mesma. Caso contrário a comunicação não se efetiva, ou seja, para que ocorra a comunicação faz-se necessário a compreensão da informação.
A comunicação acontece de duas formas comunicação verbal e não verbal, sendo foco de muitos estudiosos que apresentam teoriaspertinentes que contribuem para um melhor entendimento do seu funcionamento. Todavia, entre os estudiosos da comunicação a um consenso de que a linguagem também é composta por uma dimensão psicológica e social. Assim, “em seu aspecto psicológico, a linguagem é vista como uma forma de conhecimento, ou seja, uma forma de cognição. Em seu aspecto social, a linguagem é concebida como um instrumento doqual o indivíduo se vale para interagir com o mundo que o rodeia.” (COSTA, 2005, p. 33)
É nesse sentido de interagir e influenciar os consumidores que a propaganda apresenta-se como forma de comunicação, assim podemos afirmar que “a propaganda constitui uma forma publica de comunicação verbal e não verbal” (VESTERGAARD; SCHRODER, 2004, p. 21)
Uma vez já definido o que é comunicação e apropaganda como um meio de comunicação, convém explorar sobre a propaganda.
Quando falamos de propaganda podemos pensar que é possível identificar dois tipos de propaganda, a comercial e a não comercial. Como exemplo pode colocar que a não comercial pode ser a comunicação entre órgãos governamentais e cidadãos. Já a comercial compreende em primeiro lugar a chamada publicidade de prestígio,ou institucional, cujas empresas não anunciam mercadorias ou serviços, mas, antes um nome ou imagem. Tem por finalidade a criação de uma receptividade duradora junto ao publico e não um incremento imediato das vendas. Em alguns casos, a publicidade de prestígio contém um elemento mais ou menos explícito de propaganda política, pois, suas publicações servem para lembrar o publico de suaexistência, deixando uma impressão geralmente favorável. (VESTERGAARD; SCHRODER, 2004)
Em um segundo momento compreende-se também, a propaganda industrial ou de varejo, é aquela em que a empresa anuncia seus produtos ou serviço a outras empresas. Apresenta-se com maior freqüência nas publicações especializadas e também nas paginas de economia dos jornais, diferenciando-se tanto da propaganda deprestígio como da propaganda ao consumidor, na medida que se pode cria-la como uma comunicação entre iguais, ou seja, o anunciante e o provável leitor precisam ter um interesse especial e um conhecimento peculiar a respeito do produto ou do serviço. “Assim, a propaganda industrial se caracteriza por dar maior ênfase às informações concretas do que aos elementos de persuasão”. (VESTERGAARD; SCHRODER,2004, p. 3)
Ainda com Vestergaard; Schroder (2004) podemos definir a propaganda como notícia publica “destinada a divulgar informações com vistas à promoção de vendas de bens e serviços negociáveis (in apud VESTERGAARD; SCHRODER, 2004 p. 3) Tal definição abrange tanto a propaganda industrial, como a propaganda ao consumidor, cujo anunciante é uma empresa que não visa a outras empresas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda ideologica
  • Propaganda Ideologica.
  • Propaganda ideológica
  • Propaganda Ideológica
  • Propaganda Ideológica
  • RESENHA PROPAGANDA IDEOLOGICA
  • Posicionamento crítico – propaganda ideológica
  • falsidade ideologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!