Propaganda é isso ai

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Introdução
Segundo o autor, o cidadão comum, público alvo ou target group, normalmente não faz ideia dos passos que foram dados desde a concepção de uma ideia até sua veiculação. Ele simplesmente recebe, e reage de alguma forma. A expectativa do anunciante é de que essa reação seja a melhor possível
Para o Sr. .Target, quem faz a propaganda é o anunciante. É normal que as pessoas pensemassim, porque o pessoal responsável pela comunicação nunca se anuncia.
Sabe-se também que há uma infinidade de técnicas e recursos que são a base para se fazer propaganda comercial sedutora, convincente e que favoreça as vendas do produto anunciado. Por isso a tendência é de que os anunciantes produzam propaganda de primeira em qualidade e quantidade e vendas é claro.
O autor espera oferecer ummeio que facilite o relacionamento de pequenos e médios anunciantes com suas agências de publicidade.




A propaganda
Pode-se dizer que a propaganda nasceu quando alguém disse a alguém que tinha alguma coisa a oferecer, fosse um produto, fosse um serviço.
Há quem afirme que quando o homem das cavernas pendurava uma pele de animal na entrada da sua caverna, este cidadão pré-histórico jáestaria fazendo o seu comercialzinho aos interessados no produto.
O nome propaganda só viria a ser difundido a partir da congregação para a Propagação da Fé, organismo que o Vaticano criou no início do século XVII, para executar as funções bem definidas pelo próprio nome do produto. Este foi um momento importante sob dois pontos de vista: Primeiro: a origem da palavra em latim significa propagação, emsegundo lugar porque foi mais um lance espetacular da mais fantástica organização de marketing de todos os tempos: a Igreja Católica Apostólica Romana.
O surgimento de uma metodologia, um conjunto de técnicas de persuasão para a venda de um produto (no caso católico, a salvação da alma) evidência o inicio da propaganda como atividade racional, pensada e eficiente nos resultados que é capaz decolher.
A propaganda deu um segundo enorme salto de eficiência graças, basicamente à semente lançada por Joseph Goebbels, ministro das comunicações do 3° Reich e principal responsável de um produto indiscutível sucesso temporal chamado Adolf Hitler.
Goebbels foi um inovador na comunicação de massa. Provando conhecer bem a Sociologia, e Antropologia Cultural, reinventou o papo-furado de raça pura,uma forma eficaz de driblar muitas consciências; desenvolveu métodos de discurso e artes cênicas para que Hitler ficasse evidente e levasse as plateias ao delírio, e mais uma infinidade de recursos propagandísticos.
O método publicitário criado pelo 3° Reich foi, evidentemente depurado, e é hoje utilizado normalmente por praticamente todos os publicitários dignos deste nome, embora nem sempresaibam disso. E muitos dos que sabem não admitem, por ser constrangedor. Mas uma técnica é uma técnica, não contém moral. A moralidade está no uso que fazemos dela.
Foi após a segunda guerra mundial que a Propaganda começou a tomar a forma técnica que apresenta hoje. Até então, a coisa estava mais para reclames do que para anúncios. Ficou muito bom do que Goebbels criou; foi melhorando eincorporando à comunicação e á sociedade em geral. O pós guerra aplicou no desenvolvimento comercial, industrial, e de serviços .Muito do que se aprendeu naquelas circunstâncias foi usado depois para fins pacíficos, inclusive na Propaganda. Especialistas de Marketing e Propagada, têm orgulho em comentar que adotam algumas estratégias derivadas das militares no seu dia a dia mercadológico.

Necessidade devender um produto, uma ideia
Empresas comerciais e instituições em geral tem uma evidente necessidade de levar adiante seus produtos, serviços e ideias.
Cada instituição, de caráter institucional ou não procura conhecer o perfil do consumidor e/ou interesses pessoais e tenta convence-los de que seus produtos, serviços e ideias são adequados e necessários á satisfação destes interesses.

As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha Propaganda é isso ai V2
  • Resenha Propaganda Isso Ai
  • Resenha do livro Propaganda é isso ai de Zeca Martins
  • isso ai
  • ai ai ai
  • Isso ai
  • É isso ai
  • um ai

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!