Propagalão de calor

762 palavras 4 páginas
Calor específico. Calor é a energia térmica em transito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O calor passa de um corpo para o outro até que seja atingido o equilíbrio térmico. Portanto, durante esse processo, o nível energético do corpo mais quente diminui, enquanto que o do corpo mais frio aumenta. Como a energia térmica de um corpo depende, além da sua massa e da substância que a constitui, da sua temperatura, conclui-se que as variações de temperatura estão associadas às variações de energia térmica.
Concluindo, a diferença de temperatura entre dois corpos provoca uma transferência espontânea de energia térmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa quantidade de energia térmica que se transferiu é chamada de calor.

Condução. É o processo de transmissão de calor feita de partícula para partícula sem que haja transporte de matéria de uma região para outra. O processo de transmissão de calor ocorre principalmente nos sólidos e em especial nos metais, pois estes são bons condutores de calor. Em geral, um bom condutor de eletricidade também é um bom condutor de calor.
Anexo 1: Experiência de condução de calor usa-se uma colher com o cabo de inox no qual fixa-se determinada quantia de cera de vela,na outra extremidade da colher,coloca-se uma fonte de calor (lamparina) com o auxilio de um alicate para segurar a colher.

Convecção .A convecção é o processo de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria de uma região para outra. A convecção é o processo que só pode ocorrer nos fluidos, pois nos sólidos as partículas não podem ser arrastadas.
Consideremos um recipiente contendo água e colocado sobre uma chama. A água contida no recipiente recebe calor da fonte de maneira que o aquecimento ocorre na sua parte inferior. É bom saber que a água é isolante térmico, ou seja, a transmissão de calor por condução é muito baixa.
A cada camada inferior de água, ao se aquecer, sofre dilatação e, consequentemente,

Relacionados