propagação de plantas

Páginas: 24 (5828 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
PROPAGAÇÃO DE PLANTAS







1. PROPAGAÇÃO DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS- As árvores frutíferas em geral, propagam-se, tanto por via sexual ou gâmica ou seminípara, como por via vegetativa ou assexuada ou agâmica . Para diferenciar esses dois sistemas de propagação, dá-se o nome de reprodução à propagação sexuada e o de multiplicação aos processos de propagação vegetativa.
1.1 PROPAGAÇÃOPOR SEMENTES- As plantas obtidas por sementes apresentam grandes variações. Assemelham-se aos seus progenitores, porém, não são idênticas a eles, nem entre si. Apresentam uma variabilidade em consequência da constituição genética, devida à segregação e a recombinação de genes que ocorre na reprodução sexual.
Quando as plantas propagadas são homozigotas e predomina a autofecundação, tem-selinhagens praticamente puras, que apresentam características idênticas às plantas de onde provieram. Estas características são difíceis de se manter, dado que na natureza a polinização cruzada é mais corrente.
As plantas que produzem sementes poliembriônicas possibilitam a sua propagação através de sementes e a manutenção da constituição genética idêntica, pois são procedentes de embriões nucelares e deorigem somática. Quando certas variedades apresentam sementes poliembriônicas é possível, porém, nem sempre desejável a propagação delas, diretamente de sementes.
Elas deverão transmitir as mesmas características, porém estão sujeitas a variações por germinação de embrião sexuado e além do mais, o início da produção é sempre retardado e as plantas tendem a atingir dimensões maiores que asenxertadas.
As plantas triplóides, que normalmente apresentam forma vegetativa maior que as diplóides, apresentam, quase sempre, uma grande esterilidade devida à irregularidade da meiose, e seus frutos têm pouca ou quase nenhuma semente. É, portanto, difícil sua propagação sexuada.
. Emprego de Sementes - A semente é o processo natural de disseminação das espécies. Em fruticultura, porém, o uso desementes é restrito e delimitado a determinados casos tais como:
I - Plantas que não podem ser propagadas por outro meio; II - Obtenção de porta - enxerto; III - Obtenção de variedades novas; IV -Obtenção de clones novos; V - Sementes poliembriônicas e plantas homozigotas.

. Plantas que não podem ser propagadas por outro meio - Certas espécies, como o coco da Bahia, mamão, dificilmente poderiamser propagadas, se não fosse através de sementes. Neste caso, procura-se obter plantas tão uniformes quanto possível, para evitar o aparecimento de tipos distintos dos desejados.
. Obtenção de porta - enxertos - A fruticultura moderna assenta-se na propagação vegetativa, isto é, na enxertia das variedades comerciais sobre porta-enxertos, obtidos em muitos casos a partir de sementes, como emcitros, abacate, caju, manga, caqui, etc.
. Obtenção de variedades novas - Toda variedade que se pretenda conseguir, deve reunir qualidades superiores às existentes, porém em fruticultura, isto nem sempre é possível. Dificilmente se obtém novas variedades através de cruzamentos dirigidos, mas em alguns casos tal processo tem sido mais favorável, como nas culturas do pêssego, maçã, tâmara, caqui, etc.Há também a possibilidade de se obter plantas triplóides ou tetraplóides que em algumas espécies apresentam valor comercial.
. Obtenção de clones nucelares - O clone nucelar ou variedade revigorada é obtido através de sementes poliembriônicas, que reproduzem as mesmas características das plantas matrizes.
A poliembrionia é um fenômeno em virtude do qual se formam mais de um embrião em uma semente.Isto é frequente na manga, citros e em algumas outras plantas. Os embriões são de origem nucelar e possuem característica genética semelhante, não passando, portanto, de uma multiplicação vegetativa que se dá através da semente, pois nada mais é que uma propagação somática.
O número de embriões por semente é variável, de acordo com a espécie, variedade e com as condições climáticas. Em citros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propagação de Plantas
  • Propagação de plantas
  • propagação de plantas
  • Propagação de plantas
  • Propagação de plantas
  • propagação de plantas
  • Propagação de plantas
  • exemplos de propagação de plantas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!