Propagação de plantas

Páginas: 12 (2957 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
1. Conceito: 2
2. Objetivos: 3
3. Métodos de Propagação de Plantas 4
3.1. Sexuada 4
3.2. Assexuada 5
3.2.1. Estaquia 6
3.2.2. Enxertia 8
3.2.2.1. Tipos principais de enxertia: 12
3.2.2.1.1. A) Garfagem 13
3.2.2.1.2. B) Borbulhia 14
3.2.3. Mergulhia 15
3.2.4. Outro 16
3.2.4.1. Alporquia 16



1. Conceito:
É um processo de multiplicação ou aumento do numero deplantas de uma mesma espécie e ao mesmo tempo perpetuando suas características desejáveis. A propagação de plantas é realizada de duas formas diferentes, ou seja, sexual e assexual ou vegetativa. A propagação por sementes é um processo sexual, pois envolve a união de um gameta masculino grão de pólen, com o gameta feminino, óvulo, para formar a semente. Há vários métodos utilizados para se  fazerreprodução vegetativa em espécies florestais. Na década de 70 a clonagem em Eucalyptus sp no Brasil começou a aparecer porque florestas originadas de sementes apresentavam baixas produções em determinadas áreas.
A propagação vegetativa ou assexual é de grande importância quando se deseja multiplicar um genótipo que é altamente heterozigoto e que apresenta características consideradas superiores, e quese perdem quando propagadas por sementes devido a variabilidade das mesmas. As plantas selecionadas devem ser principalmente resistentes as doenças bióticas e abióticas. Cada planta, produzida individualmente por meio vegetativo, é, na maioria das vezes, geneticamente idêntica a planta mãe, constituindo, assim, o maior motivo de sua aplicação. 

2. Objetivos:
1. Manter as característicasdesejáveis da planta mãe.
2. Aumentar ou multiplicar o numero de plantas rapidamente.
3. Antecipar a idade de inicio de produção, especialmente em fruteiras perenes.
4. Prevenir perdas ou extinção de espécies.
5. Obter plantas com resistência a pragas e doenças e melhor adaptadas ao clima e solo.

3. Métodos de Propagação de Plantas
3.1. Sexuada
O método sexuado de propagar as plantas éos mais difundidos. Praticamente todas as plantas do mundo são produzidas por sementes, inclusive cereais, árvores florestais, hortaliças e gramas. As sementes são usadas não só para a criação de novas plantas, que são duplicatas das plantas que lhes deram origem, como também na procriação de espécimes inteiramente diferentes. As pessoas que fazem experiências usam produtos químicos ou técnicaslaboratoriais para alterar a composição celular da semente, com o objetivo de desenvolver uma variedade completamente diferente da planta que a originou.

3.2. Assexuada
Como muitas sementes não reproduzem exatamente as características das plantas que originaram a propagação assexuada, algumas vezes chamada de propagação vegetativa, é usada para reproduzir uma nova planta, igual à que lhe deuorigem. As células das plantas são programadas com a habilidade genética de reproduzir uma planta em duplicata. O método de regeneração pode variar, desde germinar uma planta em um vidro de água, até sistema extremamente complicado que usam alta tecnologia. Qualquer que seja a técnica, na propagação assexuada, um pedaço é retirado de uma planta e uma nova planta é produzida a partir dele por divisão,estacas, mergulhia, ou enxerto. Por meio da cultura dos tecidos, o mais recente método da era espacial, as plantas são produzidas em tubos de ensaio sob condições absolutamente estéreis.

3.2.1. Estaquia
É qualquer parte destacada da planta mãe, capaz de regenerar folhas e raízes formando uma planta completa. É um importante processo de propagação vegetativa.
As estacas podem ser decaule, raiz, folha, e gemas. Por exemplo, a fruta-pão é propagada por estaca de raiz.
Estacas de caule podem ser:
A) Herbáceas: quando se utiliza a ponta do ramo para obtenção da estaca. Ex: pingo-de-ouro, Ixora.
B) Semi-herbáceas ou semilenhosas: quando se utiliza parte intermediária dos ramos. Ex: acerola, roseira, videira, figueira, marmeleiro, romãzeira, aveleira, cirigueleira, limeira.
C)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • propagação de plantas
  • Propagação de Plantas
  • Propagação de plantas
  • propagação de plantas
  • Propagação de plantas
  • Propagação de plantas
  • propagação de plantas
  • Propagação de plantas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!