Propagação de erros

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Estudo de medida e erros

Data: 23 de agosto de 2011
Grupo: 9
Membros que participaram do experimento: João Victor Soares(11/0073266), Luiz Augusto Gimenez Aidar(11/0130049), Matheus deOliveira Assis(11/0077261).

1- Introdução teórica
O estudo da física experimental requer, inicialmente, o conhecimento acerca de medidas e erros. Uma medida física deve ser feita tendo-se consciênciado número de algarismos significativos a serem utilizados para registrá-la. Isso é feito a partir da quantidade usada pelo instrumento acrescida de um, o qual representa uma estimativa a ser realizadapelo pesquisador. A representação de uma medida deve ser expressa comou, onde é a média aritmética das medidas encontradas, ou seja, a melhor estimativa, ΔX representa o erro experimental(incerteza)relacionado à medida e u, a unidade. Isso significa que o valor de X pode ir de - ΔX até + ΔX .É válido lembrar que o valor do erro experimental deve sempre ter o mesmo número de casas decimais damédia.
O erro de uma medida é calculado levando-se em conta a soma do erro instrumental com o aleatório. O instrumental é calculado de acordo com o instrumento em questão, para um analógico vale ametade da precisão, para um digital vale a precisão. O aleatório é calculado a partir do desvio padrão das médias.
Para realizar operações incluindo medidas físicas é necessário que se leve em contaalgumas regras, que estão descritas abaixo. _ _ _ _ _ _
-adição: se C=A+B, C= A+B e ΔC= ΔA+ΔB. –subtração: seC=A-B, C=A-B e ΔC= ΔA+ΔB
_ _ _ _ _
-multiplicação: se C= A.B, C=A.B e ΔC= A. ΔB+ B.ΔA
_ __ _
-divisão: se C=A/B, C=A/B e ΔC= (A. ΔB+B. ΔA)/B²
Para avaliar a precisão de uma medida, usa-se o erro relativo( E =│ΔX│/ X ) ou a porcentagem do mesmo. Além disso, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propagação de erros
  • propagação de erros
  • Propagação de erros
  • Propagação de erros
  • propagação de erro
  • Propagação de erro
  • Propagação de erros
  • Propagação de erros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!