Propagação de calor

Páginas: 2 (261 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
A condução

Para explicar a propagação de energia térmica por condução, vamos pegar um exemplo bem simples: imaginem uma barra de ferro em temperaturaambiente, segure-a em uma de suas pontas, aproxime a outra a uma chama de fogo. A barra não ficará quente de uma vez, irá aquecer primeiro a ponta mais próxima da chamadepois de um tempo a barra estará na mesma temperatura que a chama.

Esse processo de propagação de calor citado nesse exemplo é chamado de condução, pois aenergia térmica passa de partícula por partícula, essas permanecem em suas posições de equilíbrio.


Convecção

A propagação de calor por meio da convecçãoocorre em meios fluidos (que ocorre ou expande à maneira de um líquido ou gás) de densidades diferentes.

Por exemplo: como ocorre a conservação dos alimentosdentro da geladeira?

A temperatura dos alimentos é maior que a temperatura do ar dentro da geladeira, então os alimentos transferem para o ar certa quantidadede energia térmica, esse ar fica aquecido, ficando menos denso que antes do contato com os alimentos. Assim, esse ar sobe, quando ar quente sobe encontra-se como congelador que tem o ar frio conseqüentemente mais denso. Assim o ar resfria e volta (desce) conservando os alimentos.

Esse processo é a propagação de calorpor convecção.
Concluímos que as partículas se movimentam junto com a energia térmica.

Irradiação

O melhor exemplo de irradiação é o aquecimento daTerra pelo Sol. O Sol aquece a Terra pelo processo de irradiação que é um tipo de transmissão de energia térmica que ocorre através de ondas eletromagnéticas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • propagaçao de calor
  • Propagação de Calor
  • Propagação de calor
  • Propagação de calor
  • O calor e a sua propagaçao
  • O Calor e sua Propagação
  • Propagação de Calor
  • Propagação de calor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!