prontinho

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014


B) na troca por outros ativos; Cheque.
C) usado para liquidar um passivo; Dinheiro.
D) distribuído aos proprietários da entidade; Lucro.

Alguns ativos, como, por exemplo, itens do imobilizado, têm forma física. Entretanto, a forma física não é necessária para a existência do ativo. Assim sendo, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso eles sejamesperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam controlados pela mesma.
Muitos ativos, como por exemplo, contas a receber e imóveis, estão associados a direitos legais, incluindo o direito de propriedade. Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é necessário. Embora a capacidade de a entidade controlar os benefícios econômicos normalmenteresulte da existência de direitos legais, o item pode, contudo, satisfazer à definição de ativo mesmo quando não houver controle legal. Por exemplo, o conhecimento (know-how) obtido por meio da atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer à definição de ativo quando, mantendo esse conhecimento em segredo, a entidade controlar os benefícios econômicos que são esperados que fluíssem desseativo.
Os ativos da entidade resultam de transações anteriores ou de outros eventos. Normalmente obtêm ativos por meio de sua compra ou produção, mas outras transações ou eventos podem gerar ativos. Um exemplo que podemos citar é um imóvel recebido de ente governamental como parte de programa. No caso das transações ou eventos previstos para ocorrer no futuro não dão origem, por si só, aosurgimento de ativos. Desse modo, por exemplo, a intenção de adquirir estoques não atende, por si só, à definição de ativo, não podemos afirmar que isso dará certo para gerar o ativo.
De modo semelhante, a ausência de gasto relacionado não impede que um item satisfaça à definição de ativo e se qualifique para reconhecimento no balanço patrimonial. Podemos tomar como exemplo, itens quem foram doados àentidade, estes podem satisfazer à definição de ativo.
Já o Passivo são as obrigações. As obrigações podem ser legalmente exigíveis em consequência de contrato ou de exigências estatutárias. Esse é normalmente o caso, por exemplo, das contas a pagar por bens e serviços recebidos. Entretanto, as obrigações surgem também de práticas usuais do negócio, costumes e do desejo de manter boas relaçõescomerciais ou agir de maneira justa. Desse modo, se, por exemplo, a entidade que decida, por questão de política mercadológica ou de imagem, retificar defeitos em seus produtos, mesmo quando tais defeitos tenham se tornados conhecidos depois da expiração do período de garantia dada pela mesma, as importâncias que espera gastar com os produtos já vendidos constituem passivos.
Deve-se fazer umadistinção entre obrigação presente e compromisso futuro. A obrigação normalmente surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o mesmo. Nesse último caso, a natureza irrevogável do acordo, significa que as consequências econômicas de deixar de cumprir a obrigação, como benefícios econômicos afim de satisfazer a demanda da outra parte.
A liquidaçãode uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
A) pagamento em caixa;
B) transferência de outros ativos;
C) prestação de serviços;
D) substituição da obrigação por outra; ou
E) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
A obrigação pode também ser liquidada por outros meios, tais como pela renúncia do credor, ou pela perda dos seusdireitos. A entidade também pode ter a necessidade de reconhecer como passivo os futuros abatimentos baseados no volume das compras anuais dos clientes. Nesse caso, a venda de bens no passado é a transação que dá origem ao passivo.
Desse modo, caso a provisão envolva uma obrigação presente e satisfaça os demais critérios da definição, ela é um passivo, ainda que seu montante tenha que ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prontinho
  • Trabalhos prontinhos
  • Slides Prontinhos
  • Plano Da Hulda Acampamento Prontinho
  • Trabalho Marisa Prontinho Abnt Salvo Automaticamente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!