PRONOMES PESSOAIS NO LIVRO DIDÁTICO: ABORDAGEM TRADICIONAL OU DESCRITIVA?

7480 palavras 30 páginas
pronomes pessoais no Livro Didático: abordagem Tradicional ou Descritiva?

Fabiane Rodrigues

RESUMO
O ensino de língua materna tem por finalidade desenvolver, principalmente, a competência comunicativa, o domínio da norma culta e da variedade escrita da língua, mostrando a capacidade que o indivíduo tem em incrementar a habilidade de ler e compreender vários tipos de texto e com isso expandir o pensamento e o raciocínio dos usuários da língua. A partir dessa noção, pretende-se descrever, neste trabalho, a diferença entre a concepção da língua na Gramática Tradicional, nos Livros Didáticos e na Gramática Descritiva. Para isso, serão analisadas a classificação e o uso dos pronomes pessoais, em ambas as gramáticas e no livro didático. Assim, a intenção do presente artigo é deixar claro como ocorre o ensino da classe de pronomes nos livros didáticos e em que medida estão baseados na gramática normativa ou na descritiva; ainda, como esse enfoque se reflete na aprendizagem dos alunos. Além disso, buscamos discutir o papel do texto nesse processo, no sentido de verificar se o ensino está voltado apenas para o falar e o escrever corretamente ou se para a formação discursiva do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Gramática, Livro Didático, Pronome.

Entre coisas e palavras – principalmente entre palavras – circulamos.
Carlos Drummond de Andrade

INTRODUÇÃO
As transformações políticas, econômicas e culturais pelas quais passou o país nos últimos anos causaram muitas mudanças na sociedade brasileira. Por isso, as Instituições de Ensino tiveram que organizar a composição dos Currículos Escolares, que eram embasados na visão tradicional de ensino. A escola, assim, teve que reavaliar sua postura e seu papel no mundo contemporâneo. Com isso, o ensino de Língua Portuguesa sofreu o impacto mais significativo, com as transformações ocorridas no Brasil.
Com os grandes desafios e mudanças do ensino, que vão desde a reorganização da estrutura escolar até os métodos de ensino, as

Relacionados