Promover a aproapriação e consolidação da leitura

320 palavras 2 páginas
1.Promover a apropriação e consolidação da leitura e da escrita pelas crianças ao longo dos três anos do ensino fundamental.
2. Ao concebermos a educação como um direito, somos impelidos a pensar na inclusão como principio de organização do currículo. Significa considerar a necessidade de que todos os estudantes tenham acesso ao conhecimento e avancem nas aprendizagens. Para isso, é primordial a consideração dos direitos de aprendizagem como um compromisso social, de modo a garantir que até o 3ª ano do ensino fundamental todos estejam alfabetizados, contemplando varias áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências naturais, matemática e linguagens de forma interdisciplinar.
3. Assenta-se no lúdico, alfabetizar é uma tarefa complexa, mas é possível ensinar e aprender a ler e a escrever por meio de brincadeiras que estimulem a reflexão sobre o sistema de escrita alfabética. Também se podem envolver as crianças em situações prazerosas, contextualizadas e significativas que explorem a compreensão e a produção de textos de variados gêneros orais e escritos.
4. A relação existe na vivência, pratica e com aulas interdisciplinares. A aprendizagem realmente efetiva é aquela que traz significado para o aluno e que ele possa usar na sua vida.

5. Uma escola justa que possibilite a A definição de direitos de aprendizagem para o ciclo de alfabetização insere-se em um movimento que compreende a educação escolar como uma ferramenta para mudança social, por isso assumimos o papel de agentes transformador da escola, incentivando a reflexão critica sobre a realidade e o exercício de cidadania.
Apropriando-se criticamente do saber que seja realmente relevante e que tenha compromisso com a transformação da realidade social, onde o aprender seja uma atividade mobilizadora partindo da realidade de cada sujeito com suas diferenças familiares, crenças e de costumes.

Relacionados