Promover destilação na minirrefinaria com solventes reativos

797 palavras 4 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O processamento do petróleo, após passar pela dessalga, inicia-se pela operação de destilação. A destilação envolve a separação das moléculas por suas diferenças na pressão de vapor, que diminui com o aumento do peso molecular, aromaticidade e polaridade, ou seja, é inversamente proporcional ao ponto de bolha. Esta operação é dividida em duas etapas: a destilação atmosférica e a destilação a vácuo.
A primeira consiste na destilação do petróleo em pressão aproximadamente atmosférica e temperatura até 300°C. Obtém-se até frações leves, como gás, querosene, gasolina, óleo diesel, etc., e frações pesadas como o óleo lubrificante e o resíduo atmosférico. Essa etapa é limitada a 350°C no refervedor, visto que a partir dessa temperatura e pressão alguns compostos se decompõem porque a energia necessária para evaporação de uma molécula excede a energia requerida para quebrar ligações intramoleculares.
A segunda etapa realiza a destilação do resíduo atmosférico em pressão inferior à atmosférica, ou seja, a vácuo. O vácuo permite obter destilados de alto ponto de bolha e aprofundar o fracionamento da carga sem sua decomposição térmica. Nessa etapa obtêm-se frações mais pesadas que na destilação atmosférica, como o gasóleo leve, o gasóleo pesado e o resíduo de vácuo. A temperatura obtida em pressão reduzida pode ser convertida em uma temperatura em que o material entraria em ebulição sob pressão atmosférica, esse é o chamado ponto de bolha atmosférico equivalente (AEBP).

1. OBJETIVOS

Promover destilação na minirrefinaria com solventes reativos sob condições operacionais de pressão e temperatura diferentes uma da outra.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Os estudos que abordam o método de destilação o fazem à pressão atmosférica até aproximadamente 210ºC, em média, seguida pelo fracionamento sob pressões reduzidas até 400ºC, cujas medidas da temperatura nesta última condição são traduzidas para a temperatura

Relacionados

  • Determinaçao de salinidade
    725 palavras | 3 páginas