promocao da saude e deg trabalhao

2303 palavras 10 páginas
Promoção da Saúde e Segurança do Trabalho
Primeiramente, o que é saúde para você?
Engana-se quem pensa que saúde é apenas ausência de doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, definiu que saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou incapacidade, assim esta deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida”.
Dessa forma, percebe-se que a busca por saúde não envolve apenas a cura, mas todos os processos que levam a melhoria na qualidade de vida. A saúde é um dos maiores recursos para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, bem como uma importante dimensão da qualidade de vida (Carta de Ottawa*).

Condições e requisitos para a saúde (OMS, 1986):

> Paz
> Educação
> Habitação
> Alimentação
> Renda
> Ecossistema estável
> Recursos sustentáveis
> Justiça social
> Equidade

Entendendo a Promoção de saúde
Existem várias abordagens sobre como se promover saúde. Assim, é possível encontrarmos também vários conceitos para o termo.

Promoção da saúde: consiste em proporcionar à população os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma. Para alcançar um estado saudável (estado adequado de bem-estar físico, mental e social) a população deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou adaptar-se ao meio ambiente. Trata-se de um conceito positivo que valoriza os aspectos sociais e pessoais, assim como as aptidões físicas. Portanto, já que o conceito de saúde como bem estar transcende a ideia de vidas sadias, a promoção da saúde não está restrita, exclusivamente, ao setor sanitário.

A Promoção da Saúde é um processo educativo que conta com uma dimensão muito importante: a participação das pessoas envolvidas no processo, reforçando a responsabilidade e os direitos dos indivíduos e da comunidade pela sua própria saúde (ANDRADE, 1997).

*Carta de Otawa - Documento

Relacionados